quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vegetação

Noventa e um por cento da superfície territorial cearense é denominada pela caatinga,a qual recobre todo o sertão.Duas variedades podem ser citadas:
Caatinga Hipoxerófila: típica das regiões de clima menos rigoroso,como baixada litorânea e sopé da Ibiapaba com espécies de maior porte e densidade ocupando 28.734,8 Km² do estado.
Caatinga Hiperxerófila: Características das regiões mais áridas,tratando-se portanto de uma vegetação rala e baixa com exemplares espinhosos(algaroba,pau-branco etc) e cactáceos(xique-xique,mandacaru etc).81.546,9 Km² do território são tomados por esta variedade.
Além desta tipologia,cerrados e carnaubais compõem a paisagem.
Cerrados: formado por árvores baixas e retorcidas destacadas em meio a gramíneas recobrindo o topo das chapadas.As serras e a base das chapadas são revestidas por exemplares da floresta tropical.
Carnaubais: encontrados principalmente nas várzeas dos rios,em especial próximo dos rios Jaguaribe,Acaraú e Coreaú,caracterizados pela expressiva presença da espécie Copernicia prunifera (carnaúba),palmeira típica da região associada a outras espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário