domingo, 25 de setembro de 2011

Igrejas de Fortaleza Antes e depois

 
   Igreja Nossa Senhora de Fátima.Construida em 1952.
                                                      
                                                
Famosa pelas missas do dia 13, a Igreja Nossa Senhora de Fátima (av. 13 de Maio, em Fortaleza), com 50 anos de existência.Localizada na Av.13 de maio no Bairro de Fátima.

Foi construida a imagem da Santa Nossa Senhora de Fátima e tem 13 metros de altura. Erguida na pracinha em frente a Igreja  e foi inaugurada no dia 13 de Maio de 2008.
________________________________________________________

          Nessa foto, podemos observar a Igreja do Rosário, considerada a mais antiga de Fortaleza.Construida em Taipa pela comunidade negra de Fortaleza,em 1730.

A Igreja está localizada na Praça General Tibúrcio(Praça dos Leões),no Centro da Cidade.
_________________________________________________________


A Igreja do Carmo nasceu de uma simples capela no mesmo sítio onde hoje se ergue a matriz.(1879).O forro sob as tribunas e da nave principal é de madeira. No transepto uma pintura do artista Raimundo Ramos “cotoco” Filho de 1904, representando a Nossa Senhora do Carmo sendo solicitada pelas almas do purgatório.
        A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem missas diariamente.Fica localizada na Praça do Carmo,na  Av.Duque de Caxias.
________________________________________________________
A antiga Catedral de Fortaleza,derrubada em 1938.

Catedral Metropolitana de Fortaleza,que iniciou em 1939,e levou quase 40 anos para ser construída.É uma Igreja em estilo gótico-romano,abriga 5.000 mil pessoas,e é a terceira maior do Brasil.Localizada na rua:Sobral-Centro.

_______________________________________________________
                           Paróquia de Cristo-Rei-Jesuítas,inaugurada em 29 de maio de 1930.
                     Com missas todos os dias,localizada na rua:Nogueira Acioli-centro.
______________________________________________




A história da chamada Igreja do Pequeno Grande se inicia em 5 de Agosto de 1856,quando a Lei 759 criava em Fortaleza a primeira casa de educação e recolhimento de meninos órfãos.Foi o primeiro amparo ao menor abandonado.Em 1866 extinguiu-se aquele casa pioneira e foi criado o Colégio das órfãs,sob orientação das irmãs de São Vicente de Paulo e já com o nome de Imaculada Conceição.A Igreja foi fundada em 27 de Novembro de 1896 e inaugurada 21 de Novembro de 1903.



Igreja do Pequeno Grande,localizada na Rua:Santos Dumont-Centro,ao lado fica o Colégio Nossa Senhora da Conceição.Estilo Neogótico.

____________________________________________
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus,foi construida no ano de 1878 e terminou em 1886.Em 1957,a torre cedeu e soterrou a entrada da igreja.Não houve vítimas.Ao invés de reconstruírem a igreja,os capuchinhos optaram por derrubar toda a igreja para construírem uma bem maior,com rampas para subidas de carros,uma torre vazada e uma grande cúpula sobre a nave principal.


A nova igreja foi inaugurada em 1961.E fica localizada na Av.Duque de Caxias-Centro.
____________________________________________
O Santuário de São Benedito,foi inaugurado em 3 de Agosto de 1938.
                       A Paróquia se localiza na Av.Imperador-Centro.
__________________________________________________

A Igreja da Conceição da Prainha(conhecida como Igreja da Prainha),foi construída em 1864.Ao seu redor,surgiu o Seminário Episcopal de Dom Luiz Antônio dos Santos,primeiro bispo do Ceará.O Seminário e a Igreja se formaram um só conjunto.Em 1972, foi criada a Faculdade de Filosofia de Fortaleza,extinta alguns anos depois.
                A Igreja tem estilo neoclássico.Hoje abriga o Instituto  Teológico Pastoral do Ceará.Localizada entre a Av.Monsenhor Tabosa e Av.Dom Manuel-Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário