quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pontos Turísticos de Fortaleza

Estátua de Iracema
Iracema é a  personagem principal do romance escrito por José de Alencar.O Romance narra a saga de Iracema e Martim Soares Moreno.Moreno foi um dos primeiros portugueses à chegar em Fortaleza.Ele se apaixonou por Iracema e resolveu morar aqui entre os índios.
A índia Iracema ficou tão marcada em Fortaleza,que resolveram batizar seu nome em uma das praias.Diversas estátuas foram esculpidas e postadas em toda cidade.
Uma das estátuas,a mais antiga,inaugurada em 1965, foi de autoria do pernambucano Corbiniano Lins.Foi esculpida em estilo expressionista,feita de concreto e revestida em gesso.Na estátua,mostra Iracema,Martim sentado com o filho no colo e um cachorro,todos em uma Jangada.Localizada na Praia do Mucuripe.Logo depois,vieram outras estátuas.
Conhecida como Iracema Guardiã,é uma  obra de Zenon Barreto,feita de bronze,inaugurada na Praia de Iracema em 1996.Nela retrata uma figura com a perna direita ajoelhada e a esquerda apoiando-a,com a cabeça baixa segura um arco dobrado em forma de meia lua,um pouco distante do estilo da primeira é quase uma obra simbólica,fugindo das formas convencionais da figura humana.Bastante visitada pelos turistas.


Estátua de Iracema,o monumento de 12 metros de altura, pesa 16 toneladas e sua estrutura é de aço.Há também um sistema de iluminação especial e uma  fonte de água.Inaugurada no ano de 2004,está localizada na Lagoa de Messejana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário