quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ceará Pré-Colonial


O Ceará era habitado ancestralmente por povos indígenas dos troncos Tupi (Tabajara, Potiguara, Tapeba, entre outros) e Jê (Kariri, Inhamum, Jucá, Kanindé,Tremembé, entre outros), cujas tribos ainda hoje denominam vários topônimos no Ceará. Estes povos já negociavam tatajuba, âmbar, algodão bravo e outros produtos com os estrangeiros que aportavam nas costas cearenses, antes que os portugueses chegassem em 1603 através do litoral. Os portugueses tentaram, já a partir de 1603, estabelecer-se nas terras cearenses, mas sem sucesso devido à intensa resistência dos nativos e à sua falta de conhecimento sobre como sobreviver à interveniência de secas. Só a partir de 1654, com a saída dos holandeses e o enfraquecimento político dos povos indígenas locais, é que os portugueses começaram a ter sucesso na colonização desse território. Os esforços de povoamento pelos portugueses visavam principalmente a vencer a resistência indígena e garantir o domínio luso contra estrangeiros.
Os navegadores espanhóis Vicente Yáñez Pizón e Diego de Lepe desembarcaram na costa cearense antes da viagem de Pedro Álvarez Cabral ao Brasil.Pinzón chegou a um cabo identificado como "Porto Formoso", que se acredita ser o Mucuripe,e Lepe, à barra do rio Ceará, em Fortaleza. Essas descobertas não puderam ser oficializadas devido ao Tratado de Tordesilhas (1494).
As terras equivalentes à Capitania do Ceará foram doadas a Antônio Cardoso de Barros, na segunda metade do século XVI, porém ele não se interessou em colonizá-las. Os franceses, que já negociavam âmbar-gris, as tatajubas,a pimenta e o algodão nativo com os povos indígenas, foram os primeiros europeus a se estabelecerem no Ceará. Em 1590 eles fundaram a Feitoria de Ibiapaba. Os holandeses também já negociavam com os nativos cearenses, a exemplo do capitão Jean Baptista Sijens, que esteve no Mucuripe, em 1600.
Em 1597/98,um ramo da etnia Potyguara que habitava a região ao redor do Forte dos Reis Magos,migrou e fixou-se na região entre as margens do rio cocó e rio Ceará e os sopés nortes das serras de pacatuba e Maranguape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário