sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fortaleza Antiga

Excelsior Hotel, no fim da década de 30.Na Praça do Ferreira, acomodando agora a sede do Crea-CE. Foi o primeiro prédio alto da cidade. Com sete andares e construído em alvenaria em 1931.
__________________________________________________




Antigo Palacete Ceará, chamado popularmente de “Rotisserie”, uma das mais lindas fachadas de Fortaleza. Viveu dias e noites de glória, sendo sede do aristocrático Clube Iracema.Hoje é a sede da Caixa Econômica Federal (Centro).
_________________________________________________


A praça do Cristo Redentor, nos anos 30. Destaque para o Teatro São José isolado na paisagem e a área onde hoje se encontra o Centro Cultural Dragão do Mar.
_________________________________________________

Praça General Tibúrcio – 1908

Nessa foto, podemos observar a Igreja do Rosário, considerada a mais antiga de Fortaleza. Do lado direito, vemos o Hotel Brasil e a parede próxima a uma palmeira dá com a parte dos fundos da Assembléia Legislativa, hoje Museu do Ceará. O bonde que aqui aparece possivelmente fazia a linha Outeiro (atual Aldeota), Praia de Iracema ou Prainha.
________________________________________________



Criada em 21 de fevereiro de 1903,  a Faculdade Livre de Direito do Ceará foi a primeira instituição de ensino superior do Estado. O Curso começou a funcionar no andar superior do antigo prédio da Assembléia Legislativa, hoje Museu do Ceará, situado na Praça dos Leões. O prédio onde atualmente está localizada a Faculdade, situado à rua Meton de Alencar, de frente para a Praça Clóvis Beviláqua, foi inaugurado em 12 de março de 1938.
Em 12 de maio de 1938, o curso foi oficialmente reconhecido pelo Governo Federal através do Decreto-Lei Nº 421. Em dezembro 1954, , a Faculdade de Direito foi reunida com a Escola de Agronomia, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia e Odontologia com a finalidade de instituir a Universidade Federal do Ceará (UFC)
.

___________________________________________________
                                          A Volta da Jurema,nos anos 50,e à direita,toda a extensão da Beira-Mar
_____________________________________________________________

Rua Senador Pompeu que, nos anos 50, já estava devidamente pavimentada


Estádio Presidente Vargas foi construído no ano de 1941 com instalações modernas para a época. O “PV” era murado, tinha arquibancadas de madeira, cerca (também de madeira) separando o campo das torcidas e a grande maravilha: um gramado (até então todos os campos na cidade de Fortaleza tinham barro batido que era molhado antes das partidas).O “PV” foi inaugurado oficialmente em 14 de setembro de 1941, mas a primeira partida ocorreu uma semana depois, em 21 de setembro com o jogo Ferroviário 1 x 0 Tramways-PE. O primeiro gol no estádio foi marcado por Chinês, aos 20 minutos do primeiro tempo.
_______________________________________________________


 

Vista aérea parcial da cidade, onde podemos ver, além da região central com seus prédios, a Aldeota pouco habitada e, na parte superior da foto, a praia do futuro.
____________________________________________________________



Passeio Público 1919
A Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza, Ceará. Além de uma bela vista para o mar, o praça possui também atrativos naturais e diversas árvores centenárias.Foi planejada na década de 1820 por Silva Paulet. Em 1825 foram executados nesse local os revolucionários da Confederação do Equador: Azevedo Bolão, Feliciano Carapinima, Francisco Ibiapina, Padre Mororó e Pessoa Anta.
__________________________________________________

                 Praça do Ferreira mostrando em destaque a Coluna da Hora e, ao fundo, o Majestic Palace
______________________________________________________


                                   Porto de Fortaleza nos anos 40, mais conhecido como Ponte Metálica
_______________________________________________________

       Rua Floriano Peixoto na esquina com Rua São Paulo, com ângulo de visão na direação da Praça do     Ferreira(1935)

__________________________________________________________________
                                 Teatro José de Alencar foi inaugurado em 17 de junho de 1910.

_______________________________________________________

                                      Santa Casa de Misericódia e vista parcial do Passeio Público em 1932
____________________________________________________

   Praça do Ferreira em registro de 1930, com visão para o Palacete Ceará, que resiste até os dias de hoje
_______________________________________________________


Após o desabamento da antiga Igreja do
Coração de Jesus, elaborou o projeto e
participou da construção da atual igreja.

______________________________________________


Croqui para a atual Catedral de
Fortaleza. O projeto escolhido foi
um prédio neo-gótico.

____________________________________________
Palacete Plácido de Carvalho,na Av.Santos Dumont.Rico e de gosto requintado, Plácido de Carvalho fez construir o que se pode classificar como uma das mais monumentais obras arquitetônicas da época no Brasil – o “Palácio Plácido”, na Aldeota, antigo Outeiro. Foi um presente do rico comerciante à sua amada Pierina, uma italiana de Milão.
Majestosa construção, cópia de um Palácio Veneziano, que o Sr. Plácido de Carvalho havia mandado construir para a bela Pierina. Ficava na Avenida Santos Dumont, possuía pequenos chalés para servirem de moradia dos serviçais do castelo. Nos anos 60 o castelo foi vendido.

___________________________________________________

Movimento numa das esquinas da Praça do Ferreira em 1914



















_______________________________________________________

                  Litoral leste da cidade, onde futuramente seria construída a Avenida Beira-Mar
____________________________________________

pintomartis
Antigo Aeroporto Pinto Martins.
O aeroporto foi construída na década de 1930 e utilizada até 2000 pelo Aeroclube do Ceará.Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de base de apoio às Forças Aliadas, época em que foi construída a segunda pista de pousos e decolagens (Base do Cocorote), a atual pista principal do Aeroporto de Fortaleza. Em 13 de maio de 1952, o aeroporto ganhou o nome de Pinto Martins, em homenagem ao cearense Euclides Pinto Martins que realizou o primeiro voo sobre o Oceano Atlântico entre Nova Iorque e o Rio de Janeiro, no início da década de 1920, a bordo do hidroavião Sampaio Correia.Atualmente, o antigo aeroporto de Fortaleza funciona como Terminal de Aviação Geral (TAG), onde opera a aviação de pequeno porte (aviação geral, executiva e táxi aéreo).

_________________________________________


 Sede do Clube Naútico Atlético Cearense nos anos 50
_________________________________________________
                            Antigo Mercado Central de Fortaleza (década de 30)
A história do Mercado Central começa em 1809 com a autorização da Câmara Municipal ,para a construção  em madeira,do mercado que funcionou inicialmente para o comércio de carne,fruta e verdura.Depois,em 1814,as instalações foram demolidas e um novo prédio foi construído com o nome de "cozinha do povo".
Em 1831,o comércio de carne,fruta e verdura foi proibido dentro do prédio,e o mercado começou a vender produtos utilitários e artesanatos.Logo,em 1975 o mercado foi totalmente modificado,com corredores estreitos,lojas de confecção,vendas de rendas,redes,cerâmicas e artesanatos produzidos do Ceará.Se transformou eu uma grande atração da cidade,atraindo assim os turistas.
Na década de 1990,depois de muitos anos sem reforma,as instalações estavam precárias,foi  construído um novo prédio.Inaugurado em 1998 com 5 pavimentos,553 boxes,18 banheiros numa área total de 9.690,75m².
___________________________________________
Antiga Alfândega
Localizado na Av.Pessoa Anta,na Praia de Iracema,Sua inauguração foi em 1891,o projeto foi criado pelo engenheioro inglês Jonh Hawksham para o porto de Fortaleza.
___________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário