sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Praias do Ceará

Praias do Litoral Costa do Sol Nascente-Litoral Leste(Parte 3)
Praia das Fontes
Localizada no município de Beberibe,com distância de Fortaleza: 87 km,os visitantes podem apreciar a paisagem que a praia tem pra oferecer,dunas,falésias coloridas,mar calmo,coqueiros e fontes de água doce e no meio das dunas se deparam com a Lagoa da Uberaba, cujas águas abastecem a sede do município.Existem muitos passeios,alguns como buggy sobre as dunas,tour pelas dunas que inclui: Gruta da Açucena, fontes de água doce, skibunda e Lagoa do Uruaú.A praia tem uma colônia de pescadores e tem uma boa infraestrutura,uma ótima rede hoteleira,pousadas,restaurantes e barracas com variados pratos com peixe,carangueijo,camarão e outros.
Acesso pela CE-040 e BR-304.
_______________________________________________________________
Praia de Morro Branco
Localizada na cidade de Beberibe,com distância do centro de 5 Km de Beberibe é de 5km e 91 km de Fortaleza.Com uma paisagem exuberante com mar tranqüilo,areia fofas,o famoso Labirinto do Morro Branco, formado pela erosão nas falésias, e as dunas. Muitas pessoas ainda se arriscam a subir até o farol, principalmente ao entardecer, pois o pôr-do-sol é belíssimo.Na entrada dos grandes rochedos há algumas barracas onde artesãos compõem paisagens em garrafas com areia, típico do lugar.A arte de desenhar com areia se chama Silicografia.Ainda há casas de veraneio, rede hoteleira,pousadas,restaurantes e barracas.
Acesso pela BR-116 e CE-040.
________________________________________________________________
Praia de Barra Nova
Localizado no município de Cascavel,fica à 75 km de Fortaleza.A praia é conhecida por seus encantos naturais onde as dunas são recortadas por lagunas. Praia de areias claras e fofas,com pedras e mar calmo de recifes e vasto manguezais,complementam a paisagem maravilhosa.Além do belo cenário,a praia se destaca também pela gastronomia com pratos à base de frutos do mar,peixes,lagostas,camarão e especialmente arraia, abundante no litoral.Tanto é que foi criado o Festival Gastronômico da Arraia,que acontece todos os anos no mês de Julho.A programação conta com uma área de degustação dos pratos feitas à base de arraia, feira de artesanato e uma intensa programação musical, com apresentação de várias bandas de forró.Poucas opções de hoteis,pousadas,restaurantes e barracas.
Acesso: CE 040/CE 253
__________________________________________________________________
Praia de Águas Belas
Localizada a aproximadamente 60 km de Fortaleza,entre Fortaleza e Caponga, no município de Cascavel,Águas Belas, um paraíso de mar calmo, águas límpidas e verdes,formações de piscinas naturais formam uma paisagem  com ae encantam s formações de suas piscinas naturais,areias brancas e habitadas por belos coqueirais,e além disso ver a bela paisagem do encontro do rio com o mar,vendo as cores de suas águas que encantam o olhar do visitante.A alternativa de diversão é a praia, e você ainda tem duas opções: rio ou mar.Atravessando o rio, um paraíso indescritível se prolonga pelas desertas areias.Existem no local passeios de buggy e você ainda pode cruzar o rio na balsa e continuar rumo à Praia das Fontes e outras praias.O local   conta com uma boa infraestrutura com hotéis,pousadas,restaurantes,barracas e outros mais.
 Acesso: CE 040/CE 253.
___________________________________________________________________
Praia da Caponga
Localizada na cidade de Cascavel,como distrito, pertence a Cascavel e é vizinha das praias de Águas Belas, a leste, e Balbino, a oeste.Fica à 55 quilômetros de Fortaleza.O mar calmo,dunas e a boa qualidade hoteleira são as principais características da praia da Caponga.No local, os turistas podem curtir passeios de buggy e quadriciclo. Os que preferem uma programação mais rústica, alugam cavalos para passear pela praia. A vila de pescadores dá um tom especial ao ambiente. Na Caponga, fica o maior porto de pesca artesanal do Ceará. Em julho, os jangadeiros de toda a costa de Cascavel se congregam em uma regata. Na praia, restaurantes com culinária regional e internacional oferecem pratos com base em peixes e frutos do mar.Lá tem um cajueiro que apresenta a mesma anomalia do famoso Cajueiro de Pirangi do Norte, no Rio Grande do Norte.Essa praia é bastante movimentada por turistas brasileiros e de outros países.
Acesso: CE 040/CE 253.
_________________________________________________________________
Praia do Iguape
A Praia do Iguape fica a 45 quilômetros da capital Fortaleza e está entre as praias do Presídio e do Barro Preto,no município de Aquiraz.Além da vila de pescadores, é caracterizada pelas inúmeras casas de veraneio, dunas e mangue. Conta-se que no início da colonização do Estado do Ceará a enseada onde localiza-se era porto para embarcações de piratas que margeavam a costa brasileira.As principais atividades econômicas são o turismo, a pesca e o artesanato.Vizinha a Praia do Iguape situa-se a Praia do Barro Preto, distando apenas 2 Km. Além de oferecer uma boa estrutura aos amantes de Camping, ela também é conhecida por suas barracas e pelo bom serviço que oferecem.Excelente estrutura de hotéis,pousadas,restaurantes e barracas. 
 Acesso:CE-040/CE-043.
_________________________________________________________________
Praia do Presídio
Localizada no município de Aquiraz,fica à 43 km de Fortaleza e a poucos quilômetros da Praia do Iguape. Sua denominação vem da construção de um presídio no qual, durante as Invasões holandesas do Brasil, nas batalhas pela retomada da Capitania do Ceará pelos portugueses em 1654, os holandeses feitos prisioneiros eram mantidos.Uma praia ainda nativa,areia e dunas brancas,com águas mornas com piscinas naturais nas marés baixas.A praia oferece boa infraestrutura turística com aluguel de casas de veraneio,hotéis,pousadas e e restaurantes.
Acesso:CE-040/CE-043.
____________________________________________________________________
Praia da Prainha
Localizada no município de Aquiraz,fica à 26 km de Fortaleza.Está situada na foz do rio Catu.A Prainha é uma praia rústica, tranqüila e perfeita para uma caminhada. É famosa pelo artesanato local, especialmente a renda.Não deixe de visitar o Centro de Rendeiras e observar a confecção da renda de bilro.Na praia está localizada a vila que é a sede do distitro de mesmo nome.Possui ampla infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, casas de veraneio, restaurantes, bares,barracas à beira mar, escola de kite surf e passeio de buggy.
Acesso: CE-040.
__________________________________________________________________
Praia do Porto das Dunas
É uma das praias mais conhecidas do município de Aquiraz. Está localizada a 20 km de Fortaleza e seu nome anterior era Barra do pacoti, porque nesta praia se encontra a foz rio homônimo.Sua população é constituída por Donos de Mansões (cerca de 20%), e os empregados, em sua maioria os caseiros (cerca de 80%).Possui sofisticada infraestrutura turística com hotéis, pousadas, resorts, bares e restaurantes. Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.A praia é pra quem quer descansar e também se divertir com toda família. Para muitos fortalezenses, o Porto das Dunas é sinônimo de um bom lazer perto de casa.Quem chega ao Porto das Dunas pode ver, ainda da estrada principal de acesso à praia, o belo encontro do Rio Pacoti com o mar.
 Acesso: CE-040.

Nenhum comentário:

Postar um comentário