terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Praias do Ceará

Praias do litoral Costa do Sol Nascente-Litoral Leste (Parte 1)
Praia de Manibu
É uma praia localizada no município de Icapuí.Anteriormente era conhecida como Cuipiranga.
Fica a 224 Km de Fortaleza.Na praia está localizada a vila que é a sede do distitro de mesmo nome. É a última praia do litoral cearense antes da divisa com o litoral potiguar. Apesar de contar com alguma infra-estrutura turística, esta não é muito sofisticada não sendo, portanto, muito explorada.
Um dos pontos turísticos nessa praia é o rio Arrombado(nome dado segundo os moradores mais antigos devido as enchentes que ali aconteciam).Tem desembocadura com o mar na praia de Manibu e Praia de Peixe Gordo, ponto onde ficam muitos banhistas nesse local.
Acesso: BR 304 e CE 261.
___________________________________________________________
Praia de Melancias
Está localizada entre a praia de Tremembé e a praia do Ceará,no município de Icapuí.Paisagem com coqueiros,mar calmo,areia branca,um lugar paradisíaco onde muitas pessoas se encontram no fim de tarde para ver o pôr-do-sol.A praia ainda conta com uma estrutura hoteleira e gastronômica ainda em crescimento.Esta praia fica à 221 Km de Fortaleza.
Acesso: BR 304 e CE 261.
__________________________________________________________
Praia de Tremembé
É uma Praia primitiva,Localizada entre um mangue e o vale do rio arrombado,no município de Icapuí. É conhecida pelo grau de conservação do ecossistema. Possui uma população de pescadores e um pequeno núcleo urbano que vem se estruturando a partir da execução de projetos de urbanização.A praia é distante, ainda pouco conhecida e freqüentada.Pra quem deseja momentos de paz é excelente.Pouca opção de pousadas e restaurantes.Fica a 200 Km de Fortaleza.
Acesso: BR 304
_____________________________________________________________
Praia de Ibicuitaba
A praia de Ibicuitaba, em Icapuí,é bem primitiva,assim como muitas praias do Ceará.Não há nada melhor do que a tranquilidade de dar um bom mergulho nas águas mornas e fazer uma boa caminhada à beira-mar.A atividade religiosa é bastante forte nas comunidades do município, dando grande tom a vida comunitária.A construção da Igreja de Nossa Senhora o Rosário foi por volta de 1870.
Fica a 200 Km de Fortaleza.
Acesso: BR 304
_______________________________________________________________
Praia de Quitéria
Localizada à 218 Km de Fortaleza,a praia é composta de pedras na sua extensão,com areias brancas e fofas.É uma Praia primitiva localizada no município de Icapuí.Pouca opção de pousadas e restaurantes
Acesso: BR 304 e CE 261.
_____________________________________________________________
Praia de Barreiras
A Praia é localizada no município de Icapuí.Fica a 377 Km de Fortaleza.Praia de ondas fracas,maravilhoso para apreciar a vista entre Barreiras de baixo e Barreiras de cima, como chamam os nativos, e tomar um gostoso banho.Uma paisagem belíssima com coqueiros e pedras em sua extensão.Poucas opções de pousadas.Na praia existem várias barracas e bares onde se pode comer as delícias do mar, variedade de peixes, camarão e lagosta.
Acesso: BR-116, BR-122, CE-060, CE-359
_____________________________________________________________
Praia de Redonda
É uma praia de Icapuí,É uma vila de pescadores onde os nativos até hoje vivem da pesca artesanal de lagosta, camarão e peixes, e destaca-se pela exuberância de suas falésias multicoloridas. Tem como vizinhos a praia de Peroba a leste, e praia de Ponta Grossa a oeste.Na orla da praia,existem diversas barracas, onde podemos desfrutar tanto a paisagem como a variedades de pratos de frutas do mar.Muitas opções de hotéis,pousadas e restaurantes.Fica à 200 Km de Fortaleza.
Acesso: BR 304 e CE 261.
_____________________________________________________________
Praia de Ponta Grossa
Localizada no município de Icapuí,um lugar paradisíaco, praia de Ponta Grossa tem uma área de preservação ambiental no litoral leste do Ceará.Fica à 189 quilômetros de Fortaleza,divisa do litoral do Ceará com o litoral do Rio Grande do Norte, um lugar lindíssimo, com águas cristalinas, dunas, morros coloridos, falésias, areias com colorações diferentes, azul, verde, vermelha totalmente natural.Na beira do mar, e muitas vezes cobertos pela areia e maré alta,podemos encontrar centenas de fósseis de crustáceos de uma época antiga.Várias opções de hotéis,pousadas e restaurantes.
Acesso: BR 304 e CE 261.
____________________________________________________________
Praia da Lagoa do Mato
A bela Praia da Lagoa do Mato,está localizada no município de Aracati, tem dunas e coqueiral, e é um local considerado ainda selvagem na região.Um lugar maravilhoso,calmo e com belas paisagens.Com suas águas calmas e transparentes, a praia é ótima para o banho de mar.Vale também curtir nas barracas a beira-mar o visual de grutas e fontes de água mineral.Com opções de pousadas e restaurantes.Fica a 180Km de Fortaleza.
Acesso: BR 304.
_____________________________________________________________
Praia de Quixaba
Localizada no município de Aracati,fica à 8 Km de Canoa Quebrada,15 Km de Aracati e 168 Km de Fortaleza.Esta praia está situada sobre a falésia branca.O local tem uma bela vista dos coqueiros que dão e do belo mar de águas calmas.Um bom destino pra quem procura tranquilidade.A culinária do local é maravilhosa, são servidos frutos do mar como, camarão, lagosta, caranguejo, ostras, e uma grande variedade de peixes.Quixaba possui uma infra-estrutura de barracas de praia bem estruturadas e conta também com varias pousadas aconchegantes.
Acesso CE 040.

2 comentários:

  1. Praias muitos lindas, porém na matéria acima citada, a primeira foto, pertence a Praia de Peixe Gordo - Icapuí

    ResponderExcluir
  2. As prais do ceará são realmente lindas, tive em abril de 2013 e tive a oportunidade de conhecer algumas pertencentes a Icapuí e outras a Aracati.
    Agora em julho de 2014 estarei de volta para fotografar mais praias e me realizar neste paraíso!!!
    Meu blog tem algumas fotos da minha viagem ao Litoral do Ceará: www.litoralcearense.blogspot.com.br
    Um abraço a todos e parabéns pelo seu blog!!!

    ResponderExcluir