quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Municípios do Ceará

Tabuleiro do Norte
Localização: Região Baixo Jaguaribe.
População: 29 210 habitantes.
Área: 861,838 Km².
Distância de Fortaleza: 209 Km.
Topônimo: O topônimo Tabuleiro do Norte é uma alusão a tipo do solo encontrado no município: solo arenoso (tabuleiro) e norte para diferenciar este município de Tabuleiro, no estado de Minas Gerais. Sua denominação original era Tabuleiro de Areia, depois Ibicuipeba e desde 1951, Tabuleiro do Norte.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
A cidade é conhecida como a cidade dos caminhoneiros. A principal fonte de renda de sua população é o transporte de cargas através de seus vários caminhões, levando riquezas para todo o Brasil.
O turismo também é uma das fontes de renda, devido as belezas naturais, que oferecem lazer e a prática do Ecoturismo. Além do centro histórico da sede do município e do turismo religioso.
______________________________________________________________
Tamboril
Localização: Sertão de Crateús(Sertões Cearenses).
População: 25 455 habitantes.
Área: 1 961,634 Km².
Distância de Fortaleza: 301Km.
Topônimo:É o nome vulgar dos peixes lophiiformes pertencentes aos géneros Lophius e Lophioides. O tamboril é um peixe bentónico, que vive junto do fundo, que pode ser encontrado desde a zona de maré até aos 600 metros de profundidade. 
Economia: Agricultura e pecuária.
No dia 06 de Janeiro,todo ano é comemorado a Festa do Padroeiro Santo Anastácio. 
___________________________________________________________
Tarrafas
Localização: Região de Várzea Alegre(Centro-Sul Cearense).
População: 8 910 habitantes.
Área: 454,3910 Km².
Distância de Fortaleza: 458 Km.
Topônimo:As terras da fazenda Aroeiras em meados do Século XIX, pertenciam a dona Tereza Moreira. O alpendre da casa grande era ocupado, constantemente, por tropeiros que descansavam, pois a fazendeira oferecia alimentos e pastagens para os animais gratuitamente.Com o passar do tempo, no local já funcionava um entreposto de mercadorias.Os tripeiros que desciam pela ribeira do Urucu se encontravam com os que vinham pela ribeira dos Bastiões.Crescia o número de tropeiros e sentindo que não era mais possível alojá-los de uma só vez nos alpendres, resolveu a fazendeira fazer doações de terrenos para construção de casas. Surgiram as primeiras edificações e muitos destes tropeiros resolveram trazer a família para habitar no novo povoado.Antes do ano de 1.840, pescando no Rio Bastiões, um tropeiro perdeu a sua tarrafa.Na época, o fato foi bem divulgado. Portanto, por volta de 1.853, Dona Tereza Moreira mudou o nome de sua fazenda de Aroeiras para Tarrafas.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
Os pontos turísticos do município são: Casa Grande da Vila Nova,Casarão de Antônio Jiló,Açude do Riacho Verde,Açude da Cachoeira dos Ricartes e Igreja de Nossa Senhora das Angústias.
______________________________________________________________
Tauá
Localização: Sertão de Inhamuns(Sertões Cearenses).
População: 55 755 habitantes.
Área: 4 018,188 Km².
Distância de Fortaleza: 410 Km.
Topônimo: Tauá é uma palavra de origem indígena que significa "Barro vermelho" em tupi-guarani. Chamou-se inicialmente São João do Príncipe e São João do Príncipe dos Inhamuns.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
O maior ícone natural é o Serrote Quinamuiú. Ele pode ser avistado de qualquer ponto da cidade.
Como atrativos culturais o município de Tauá possui três sítios paleontológicos e 15 arqueológicos, que podem ser visitados, porém só podem ser explorados por pesquisadores profissionais e cadastrados.
__________________________________________________________
Tejuçuoca
Localização: Região do Médio Curu(Norte Cearense).
População: 16 836 habitantes.
Área: 750,605 Km².
Distância de Fortaleza: 160 Km.
Topônimo: Tejuçuoca significa, em idioma indígena, morada do Tejuaçu, isto é, "morada dos lagartões". De teju ou teyu: lagarto; assu: grande; e oca: casa, morada.
Economia: Agricultura e pecuária.
Os principais pontos turísticos da cidade são: Parque Ecológico Furna dos Ossos,Balneário Boqueirão,Igreja Matriz São Pedro e Museu da Cultura.
___________________________________________________________
Tianguá
Localização: Região de Ibiapaba(Noroeste Cearense).
População: 68 901 habitantes.
Área: 908,893 Km².
Distância de Fortaleza: 336 Km.
Topônimo: Sua toponímia deriva do tupi e pode ter o significado de “Boqueirão do Bico de Papagaio”. Porém, a partir da lingua abanheenga, popularmente chamada de tupi, pode-se tirar o significado mais aceito. "Gancho que agarra as águas". Era costume do povo indígena da época delimitar territórios por limites naturais: árvores, depressões e rios são exemplos disso. Tianguá era entre duas bifurcações de rios e por isso ficou conhecida pelo povo indígena como "Gancho que agarra as águas".
Economia: Agricultura,pecuária,indústria e turismo.
Os pontos turísticos da cidade são: Paredões do Janeiro,Cachoeira Cana Verde,Cachoeira São Gonçalo,Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta,Trilha da Cachoeira da Mangabeira,Trilha da Espia,Trilha do Pinga,Trilha da Cachoeira do Marinema de Baixo,Cabeça da Nega(formação rochosa),Balneário da Santa Rosa (barragem),Açude Jaburu,Cascata e Trilha da Transumância(caminho que liga a serra ao sertão).
__________________________________________________________
Trairi
Localização: Região de Itapipoca(Norte Cearense).
População: 51 432 habitantes.
Área: 924,555 Km².
Distância de Fortaleza: 125 Km.
Topônimo: Significa Rio das traíras.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria e turismo.
No turismo se destacam as praias(Praia de Flecheiras,Praia de Mundaú,Praia de Guajiru e Praia de Emboaca).Ainda tem a Lagoa das Almecegas.
Os eventos culturais acontece todo ano,são alguns: Festival das Algas(Flecheiras-Julho),Festa do Caju(Outubro),Vaquejada de Trairi(Setembro) e outros mais.
__________________________________________________________________
Tururu
Localização: Região de Uruburetama(Norte Cearense).
População: 14 415 habitantes.
Área: 192,548 Km².
Topônimo: Tururu é uma palavra originária do tupi, que significa lugar do caracóis.
Economia: Agricultura e pecuária.
Os rios Mundaú,Trairi e Lagoa do Inácio,são os principais pontos turísticos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário