quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Frutas no Ceará

As frutas tropicais do Ceará,são bastante variadas e encontram-se em abundância, dependendo da safra.Eles podem ser degustado tanto natural como também nos licores, nas batidas, nos sucos,refrescos,doces e sorvetes.São as frutas como caju, coco, murici, manga, cajá, sapoti, graviola, siriguela, pitomba, cajarana, maracujá,entre outras.Deixam qualquer um com água na boca.


Caju
Fruto do cajueiro,o caju tem grande quantidade de vitamina C,que ajuda as defesas do organismo,prevenindo infecções,combatendo alergias da pele e ajudando no cansaço.Ele
possui 5 vezes mais vitamina C que a laranja,perdendo apenas para a acerola.Estão presentes em abundância na fruta,o beta caroteno e licopeno,e também é indicado na prevenção do câncer de pulmão e próstata.Existe uma variedade enorme de pratos feitos com o caju e com a castanha de caju.De suas fibras (resíduo/bagaço),ricas em aminoácidos e vitaminas,misturadas com temperos,é feita a "carne de caju".O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso,mais conhecido como "castanha do caju",cuja semente é consumida depois do fruto ser assado,para remover a casca,ao natural,salgado ou assado com açúcar(Os turistas adoram!!!).Do caju se faz a cajuína,bebida não-alcoólica.Um gosto maravilhoso!!!
________________________________________________________________
Murici
Seus frutos são amarelos, medindo de 1 a 2cm,carnoso de sabor forte, o murici é agridoce e oleoso. Consumido in natura e usado na fabricação de doces, sucos, sorvetes e licores, é encontrado em 11 estados brasileiros.
_____________________________________________________________________
Coco
É o fruto do coqueiro.A água de coco é muito saborosa,e essa deliciosa bebida pode fazer maravilhas para sua saúde.Pode ser empregada como diurético,por ser inofensiva e rica em sais de potássio.É também indicada nos casos de diarreia,vômitos ou mesmo desidratação.Tem grande eficácia nos casos de pressão alta,problemas
cardíacos,cãibras,astenia,dores de cabeça e mal-estar.Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.A polpa do coco verde,embora extremamente calórico (590 calorias a cada 100 gramas) é bastante nutritiva.Mas,cuidado! Hipertensos e diabéticos não devem consumir água de coco em excesso,pois o líquido contém muito sódio e carboidrato.
__________________________________________________________
Manga
A manga é o fruto da mangueira.Normalmente,quando a fruta ainda não está madura,sua cor é verde,mas isso depende do cultivo.A polpa é suculenta e muito saborosa,em alguns casos fibrosa,doce,encerrando uma única semente grande no centro.As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas,mas é mais consumida ao natural.Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar,até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas,minerais e anti-oxidantes,podendo conter vitamina A,vitamina B e vitamina C.
_________________________________________________________________
Siriguela
É uma árvore de porte médio,podendo atingir até sete metros.Originária da América Central e da América do Sul,é bastante comum na Região Nordeste do Brasil.A região sul do estado do Ceará é,hoje,o maior produtor de siriguela do Brasil.De cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro,com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros.Pesa entre quinze e vinte gramas.A camada de polpa é fina,com cerca de três milímetros,com um caroço do tamanho de uma azeitona grande.É parecida com o cajá,mas,ao contrário desse,é bastante doce.O seu consumo é feito de diversas formas,desde in natura até na confecção de sucos,sorvetes e doces.É rica em carboidratos,cálcio,fósforo e ferro.A siriguela possui,ainda,vitaminas A,B e C.É eficaz contra anemia,inapetência e diminuição dos glóbulos brancos.Ela é rica em antioxidantes,compostos que atuam contra os temidos radicais livres,que danificam as células,causando tumores.
___________________________________________________________
Cajarana
A cajarana é um fruto do mato mais ou menos do tamanho de uma bola de ping-pong, e de
sabor ácido. É costume no interior do Ceará plantar um pé de cajarana perto das casas. A árvore oferece sombra durante a seca e dá frutos no período de chuva.Tem formato cilíndrico,com 6 a 10cm de comprimento,5 a 9 cm de diâmetro e pode pesar até 380g.De casca lisa e fina,a fruta possui coloração amarelo brilhante,muito aromática e de polpa suculenta,de sabor agridoce e ácido quando madura.Possuindo espinhos macios e irregulares em seu interior.Rica em fibras e sais minerais,como cálcio,fósforo e ferro,é muito utilizada no preparo de sucos,coquetéis,batidas,licores e sorvetes.
___________________________________________________________________

Cajá
cajá é uma fruta encontrada principalmente na região nordeste do Brasil, mas sua origem é da América Central.A cor amarelo-ouro ou alaranjada;Polpa com sabor ácido;Casca lisa e fina;A árvore cajazeira  tem folhas verdes e se adapta bem ao clima quente.As propriedades que qualificam as frutas são as fibras que facilitam o trabalho intestinal, cálcio, fósforo e ferro que mantém a saúde em dia fortalecendo os ossos, auxiliando na contração muscular e diminuindo a fadiga.Por ser uma fruta cítrica o cajá possui vitamina C que fortalece o organismo.
__________________________________________________________________

Pitomba
A pitomba é a fruta da pitombeira.Seus frutos são comestíveis,saborosos e muito consumidos tanto pelo homem como pela fauna.A pitomba possui em geral um a dois caroços revestidos por uma camada fina e suculenta,adocicada e um pouco ácida.Quando madura,a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros.Estes frutos são comercializados nas feiras das regiões Norte e Nordeste no Brasil,muito procurados por pássaros e amplamente cultivados em pomares domésticos por todo o país.A casquinha levemente dura com uma grande semente envolta por uma carne esbranquiçada.Essa carne você chupa até desaparecer.Com muita vitamina C,no começo é bem doce e no final mais ácida,sobrando apenas o grande caroço(segundo a medicina natural,serve para tratar diarréias graves).A pitomba não serve para fazer doces,mas tem outras utilidades.
_______________________________________________________________

Sapoti
O sapoti é o fruto do sapotizeiro, que é uma árvore cuja altura pode chegar até mais de 15m, com uma copa de folhagem densa e muitos ramos. Além de produzir o seu fruto, a madeira desta árvore pode ser aproveitada na produção de móveis e outras peças de carpintaria. O fruto desta árvore, o sapoti, pode ser consumido ao natural ou utilizado na produção de geléias, compotas,sucos e sorvetes. Em sua composição encontramos as vitaminas B1, B2 e C, além de cálcio, ferro e fósforo. O valor calórico do sapoti é de 96 calorias em cada 100gr da fruta.O cultivo desta árvore é bastante fácil, pois ela se adapta bem a quase todos os tipos de solos e climas, apesar de se desenvolver melhor em regiões de clima quente, com bastante umidade, como o clima encontrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
_________________________________________________________
Graviola
No Brasil é produzida, principalmente, na região Nordeste.Necessita de clima úmido para se desenvolver adequadamente.Possui um formato oval, sendo que a casca apresenta cor verde. A casca não é lisa, pois apresenta pequenas elevações ("espinhos") de cor escura. No aspecto de sabor  assemelha-se muito com a fruta do conde.A parte interna é formada por uma polpa branca de sabor suavemente adocicado.Apresenta também, em sua parte interna, uma grande quantidade de semente na cor preta.Em média, uma graviola pode atingir de 1 a 2 quilos. Porém, há casos de frutos que chegam a 6 quilos.Por ser uma fruta tropical é muito utilizada na fabricação de sucos.Possui uma boa quantidade de fibras e de vitaminas.
_______________________________________________________________
Maracujá
O maracujá possui um formato arredondado e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela.. Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de caroços (sementes).Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano.Existem várias espécies de maracujás, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçú e maracujá do iguapó.Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos).Cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias.É um fruto que necessita de clima tropical ou subtropical para a sua reprodução adequada.É muito utilizado na fabricação de sucos, xaropes e sorvetes.

4 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?
    Fornece maçã e banana e outros produtos

    ResponderExcluir
  2. Sou carioca como faço pra comprar sapoti? Ele tem vários nutriente bom além de ser uma delícia. Vcs. Do nordeste estão todos de parabéns por suas maravilhas e pratos deliciosos um dia irei conhecer.

    ResponderExcluir