quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Municípios do Ceará

Ererê
Localização: Serra do Pereiro(Jaguaribe).
População: 6.853 habitantes.
Área: 382,730 km².
Distância de Fortaleza: 308 km.
Topônimo: Significa canoa-marreca,uma ave da família dos anatídeos comum no Nordeste brasileiro.Antigamente se chamava Saco de Orelha( conforme versão dos antigos, devido a região ter sido descoberta quando um cavalo de nome “Orelha” de propriedade e estimação do Padre,havia sumido e encontraram morto,coberto de  pedras no local sitio Flores, daí surgindo o nome da região).Depois se chamou de Ipiranga,e desde 1944,Ererê.
Economia: Agricultura,pecuária,extrativismo vegetal,artesanato e pesca.
O principal evento cultural é a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Agonia.

Eusébio
Localização: Região Metropolitana de Fortaleza.
População: 46.047 habitantes.
Área: 79 km².
Distância de Fortaleza: 26 km.
Topônimo: Pode ser uma alusão a um antigo morador,Seu Eusébio,dono de uma casa que servia de hospedagem aos comerciantes em busca de realizar negócios na capital,Fortaleza.E também,a um ex-ministro da justiça e senador Eusébio de Queirós,autor da lei que extinguiu o tráfego de escravos no Brasil.Antes o município se chamava Eusébio de Queirós,e desde 1938 Eusébio.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria,turismo,extrativismo vegetal,mineração e artesanatos.
Para os amantes da velocidade,o município conta com o Autódromo Internacional Virgílio Távora e o Kartódromo Júlio Ventura. 
O município é famoso por suas casas de forró como Clube do Vaqueiro,Forró do Sítio.E também, restaurantes de comidas típicas e o Centro das Tapioqueiras,com 26 boxes e deliciosas tapiocas de vários sabores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário