segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Requalificação da Praia de Iracema

O projeto de requalificação da Praia de Iracema tem como objetivo fazer com que o bairro histórico se torne um local mais agradável e prazeroso para a população de Fortaleza e para os turistas. No total, o projeto irá realizar intervenções em logradouros e equipamentos novos e antigos, zelando e exaltando a importância desses atrativos. Os espaços atenderão o padrão de acessibilidade. O objeto de intervenção envolve uma área total de 39,38 Ha, com distribuições parciais em trechos urbanizados e trechos mantidos em superfícies naturais. O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, ciclovias, base para a implementação futura de um bonde elétrico e calçadão para caminhadas, contemplando, assim, uma área de 16,38 Ha, ou seja, 41,59% da área total do projeto.Outras obras devem acontecer na Praia de Iracema. A previsão é de que todo o processo de reurbanização seja encerrado no fim de 2012.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Exposição Corações & Mentes na Praia de Iracema

A mostra foi criada com o objetivo de retirar os tapumes que encobriam obras de recuperação da Praia de Iracema.A mostra a céu aberto, que faz referência ao presente, passado e futuro do bairro, é composta por diversos painéis que trazem imagens, letras de músicas, depoimentos pessoais e vários objetos.A exposição mede 400 metros lineares e foi criada com o objetivo de retirar os tapumes que encobriam obras de recuperação da Praia de Iracema.Montada através de painéis que se desdobram a partir do Largo Luís Assunção, à altura da Igrejinha de São Pedro, a exposição Corações & Mentes, toda ela ao ar livre, não tem precedentes na história de Fortaleza.  Quem passa pelo calçadão vê, em objetos inusitados, notícias de jornais, letras de canções e depoimentos pessoais, a história afetiva de moradores e visitantes com o bairro. Lá estão a Ponte Metálica de ontem e de hoje; o Pavilhão Atlântico que será recuperado pela Prefeitura; bares e restaurantes antológicos como Lido, Cirandinha, Cais Bar, Estoril e Opção; a arquitetura exuberante dos clubes da cidade; a frequentada piscininha que se formava em frente ao Estoril; cenas praieras que foram parar nas telas de cinema sob direção de ninguém menos do que o cineasta norte-americano Orson Welles; aventuras e conquistas políticas de intrépidos jangadeiros como Manoel Jacaré e Dragão do Mar; passagens febris e marcantes de figuras como Hebe Camargo e Luís Carlos Prestes pela praia e flagrantes de encontros saudosos como o do agitador cultural Cláudio Pereira com o escritor Jorge Amado.


“Essa exposição é para contar de forma criativa a história de resistência e beleza da Praia de Iracema. Através dela, as novas gerações passam a entender porque prédios como o Estoril, hoje recuperado pela Prefeitura, marcaram e marcam tanto a nossa história. Unindo imagens do passado, do presente e do futuro, a exposição é ainda uma celebração da vida na Praia de Iracema, a sinalização material e concreta de que o bairro está em plena recuperação e transformação, após anos de maltrato e abandono”, anuncia o gestor cultural Luis Carlos Sabadia, responsável pela mostra. A exposição "Corações e Mentes" ficará no local durante a alta estação, podendo ir para outros lugares da cidade ou ganhar um espaço próprio.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Receitas do Ceará

Vou postar aqui algumas receitas da culinária cearense.
Como em praticamente toda a região do Nordeste, a base da cozinha Cearense está nos povos indígenas,africanos e nos colonizadores portugueses.Aproveitem e saboreiem!!!

Cuzcuz de milho
Ingredientes:
1 xicara de chá de coco fresco ralado grosso
2 e 1/3 de xícaras de chá de floco de milho pré-cozido
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de leite de coco


Modo de preparo:
Numa tigela, coloque o coco ralado, os flocos de milho, metade do açúcar e a pitada de sal, e misture bem. Leve um cuscuzeiro ao fogo alto, com água na parte inferior, e deixe ferver. Enquanto isso, abra um quadrado de pano fino sobre uma superfície de trabalho e coloque a mistura de coco e flocos de milho no centro. Dobre as pontas do pano sobre a mistura e coloque na parte superior do cuscuzeiro. Tampe, leve ao fogo alto e cozinhe por 10 a 15 minutos ou até ficar firme. Tire do fogo e deixe amornar com o cuscuzeiro tampado. Enquanto isso, misture o leite de coco com o açúcar restante. Coloque o cuscuz num prato com o açúcar restante. Coloque o cuscuz num prato de servir e regue com metade da misturas de leite de coco. Leve à mesa acompanhado da mistura restante à parte.


Tempo de preparo: 30 min.
Rendimento: 10 porções.
_____________________________________________________________
Camarão ao alho e óleo
Ingredientes: 
4 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de sal
15 camarões grandes inteiros
3 dentes de alho picados

Modo de preparo: Numa frigideira, aqueça o óleo e frite os camarões por um minuto, mexendo às vezes. Junte o alho e refogue por mais seis minutos ou até os camarões ficarem avermelhados. Tempere com o sal e retire do fogo.


Tempo de preparo: 20 min
Rendimento: 03 porções
__________________________________________________________________
Moqueca de Arraia
Ingredientes:
1 kg de arraia cozida e desfiada
50 ml de Azeite
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 pimentão verde ou vermelho picado
2 tomates sem pele e sem semente picados
1 vidro pequeno de leite de coco
1 colher (sopa) de colorau
Cheiro verde à gosto
Sal à gosto
Pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo:
Refogar a cebola e o alho em azeite. Juntar o pimentão, o tomate e o colorau. Refogar. Juntar a carne de arraia e o leite de coco. Refogar brevemente. Juntar o cheiro verde, o sal e a pimenta do reino à gosto. Servir guarnecido de pirão e arroz branco.

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 4 pessoas
________________________________________________________________
Baião de Dois
Ingredientes:
1/2 kg de feijão de corda
100 g de lingüiça
100 g de bacon
2 tabletes de caldo de bacon
cheiro verde
2 cebolas
2 pimenta de cheiro
1/2 pimentão
2 colheres de manteiga da terra
1/2 cabeça de alho
1/2 kg de arroz
1 vidro de leite de coco
150 g de queijo coalho cortado em cubos
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Numa panela de pressão com água e sal, cozinhe o feijão, depois escorra e reserve (feijão separado do caldo). Numa panela grande em fogo médio refogue a lingüiça, o bacon, os tabletes de caldo de bacon, o cheiro verde, a cebola, a pimenta de cheiro, o pimentão, a manteiga da terra e o alho.Enquanto isto, coloque uma chaleira de água para ferver. Depois junte na panela, o feijão (sem o caldo) e deixe tomar gosto com os temperos. Quando levantar fervura, misture o caldo do feijão e depois a água quente e deixe cozinhar por alguns minutos. Misture o arroz. Vá mexendo e adicionando água sempre, pois ele deve ficar ligado e bastante úmido. Quando estiver quase cozido, despeje o leite de coco e cozinhe por mais um tempo. Misture queijo coalho cortado em cubos e, por último, creme de leite que não pode cozinhar senão perde o sabor.
Pulo do gato:
Esse baião é ligado e bastante cremoso. Se preferir, pode usar leite de gado que também fica muito gostoso.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: mais de 10 porções
________________________________________________________________
Tapioca


Ingredientes:
Massa:
1 xícara (chá) de goma de tapioca ou polvilho doce(vende nos supermercados)
1 colher (sopa) bem cheia de coco ralado
1 colher (sopa) de leite de coco
Sal a gosto
Água para umedecer a massa
Recheio:
Recheio a gosto (queijo, presunto, carne, camarão, chocolate derretido, mel, calda de sorvete, doces, sorvete, etc)

Modo de preparo:
Separe 1 kg de goma em duas partes.
Molhe uma delas com água, sem deixar ficar uma "papa" c/ o leite de coco.
Caso fique muito úmida, polvilhe com a outra parte até a massa escorrer entre os dedos.
Também não pode ficar seca demais.
Coloque sal a gosto e misture o coco ralado, de preferência natural (uma mão cheia).
Depois, passe tudo numa peneira.
Enquanto isso coloque a frigideira em fogo alto e dez segundos depois passe para o fogo médio.
Coloque a goma na frigideira (não precisa de óleo) espalhando bem.
Deixe aproxidamente entre 1 minuto e 1 minuto e 1/2.
Vire, como se faz com uma panqueca.
Está pronta.
Coloque num prato e recheie.
Dobre ao meio e saboreie.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: mais de 10 porções
___________________________________________________________________
 Peixada Cearense
Ingredientes: 
2 (dois) kilos de peixe em posta
suco de 1 limão
2 (duas) cebolas grandes, cortadas ao meio
1 (um) pimentão verde grande, cortado ao meio
3 (três) tomates maduros, porém não moles, cortados ao meio
4 (quatro) colheres de sopa de coentro picado
1 (uma) pimenta de cheiro bem picada
1 (uma) pitada de grutamato monosódico
1/2 (meio) litro de leite de côco puro
3 (três) ovos
3 (três) batatas inglesas grandes
2 (duas) cenouras grandes
3 (três) grossas fatias de repolho
azeite de oliva para refogar
sal a gosto


Modo de preparo: 
Cozinhe os ovos, as batatas, as cenouras e o repolho e separe. Corte as batatas em rodelas. Corte a cenoura no comprimento, dividindo-as em dois pedaços. Corte os ovos ao meio.
Lave bem o peixe e regue com o suco de limão. Tempere com o sal, o grutamato e a pimenta de cheiro. Cubra o peixe e deixe descansar por 30 minutos para que possa tomar gosto. Em uma panela grande de fundo largo, despeje o azeite e refogue as cebolas. Acrescente os tomates, os pimentões e o coentro. Acomode as postas de peixe em cima deste refogado e regue com o leite de côco. Acrescente mais sal se não estiver no gosto desejado. Cozinhe até que o peixe esteja macio e firme, o que deve acontecer em até 20 minutos. Depois de cozido, acrescente os ovos, as cenouras e o repolho, levando novamente ao fogo por 5 minutos. Sirva acompanhado de pirão e arroz branco.


Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: mais de 5 porções
_________________________________________________________________
Pirão de peixe
Ingredientes:
02 (duas) xícaras de chá de caldo de peixe
Farinha de mandioca

Modo de Preparo:
Separe o caldo da carne, do frango ou do peixe e deixe esfriar por completo. Coloque o caldo para cozinhar em uma panela grande e vá acrescentando aos poucos a farinha de mandioca, mexendo até obter a consistência desejada. Continue mexendo até ferver. Sirva imediatamente.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: mais de 5 porções

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Praias do Ceará

Praias do Litoral Costa do Sol Nascente-Litoral Leste(Parte 3)
Praia das Fontes
Localizada no município de Beberibe,com distância de Fortaleza: 87 km,os visitantes podem apreciar a paisagem que a praia tem pra oferecer,dunas,falésias coloridas,mar calmo,coqueiros e fontes de água doce e no meio das dunas se deparam com a Lagoa da Uberaba, cujas águas abastecem a sede do município.Existem muitos passeios,alguns como buggy sobre as dunas,tour pelas dunas que inclui: Gruta da Açucena, fontes de água doce, skibunda e Lagoa do Uruaú.A praia tem uma colônia de pescadores e tem uma boa infraestrutura,uma ótima rede hoteleira,pousadas,restaurantes e barracas com variados pratos com peixe,carangueijo,camarão e outros.
Acesso pela CE-040 e BR-304.
_______________________________________________________________
Praia de Morro Branco
Localizada na cidade de Beberibe,com distância do centro de 5 Km de Beberibe é de 5km e 91 km de Fortaleza.Com uma paisagem exuberante com mar tranqüilo,areia fofas,o famoso Labirinto do Morro Branco, formado pela erosão nas falésias, e as dunas. Muitas pessoas ainda se arriscam a subir até o farol, principalmente ao entardecer, pois o pôr-do-sol é belíssimo.Na entrada dos grandes rochedos há algumas barracas onde artesãos compõem paisagens em garrafas com areia, típico do lugar.A arte de desenhar com areia se chama Silicografia.Ainda há casas de veraneio, rede hoteleira,pousadas,restaurantes e barracas.
Acesso pela BR-116 e CE-040.
________________________________________________________________
Praia de Barra Nova
Localizado no município de Cascavel,fica à 75 km de Fortaleza.A praia é conhecida por seus encantos naturais onde as dunas são recortadas por lagunas. Praia de areias claras e fofas,com pedras e mar calmo de recifes e vasto manguezais,complementam a paisagem maravilhosa.Além do belo cenário,a praia se destaca também pela gastronomia com pratos à base de frutos do mar,peixes,lagostas,camarão e especialmente arraia, abundante no litoral.Tanto é que foi criado o Festival Gastronômico da Arraia,que acontece todos os anos no mês de Julho.A programação conta com uma área de degustação dos pratos feitas à base de arraia, feira de artesanato e uma intensa programação musical, com apresentação de várias bandas de forró.Poucas opções de hoteis,pousadas,restaurantes e barracas.
Acesso: CE 040/CE 253
__________________________________________________________________
Praia de Águas Belas
Localizada a aproximadamente 60 km de Fortaleza,entre Fortaleza e Caponga, no município de Cascavel,Águas Belas, um paraíso de mar calmo, águas límpidas e verdes,formações de piscinas naturais formam uma paisagem  com ae encantam s formações de suas piscinas naturais,areias brancas e habitadas por belos coqueirais,e além disso ver a bela paisagem do encontro do rio com o mar,vendo as cores de suas águas que encantam o olhar do visitante.A alternativa de diversão é a praia, e você ainda tem duas opções: rio ou mar.Atravessando o rio, um paraíso indescritível se prolonga pelas desertas areias.Existem no local passeios de buggy e você ainda pode cruzar o rio na balsa e continuar rumo à Praia das Fontes e outras praias.O local   conta com uma boa infraestrutura com hotéis,pousadas,restaurantes,barracas e outros mais.
 Acesso: CE 040/CE 253.
___________________________________________________________________
Praia da Caponga
Localizada na cidade de Cascavel,como distrito, pertence a Cascavel e é vizinha das praias de Águas Belas, a leste, e Balbino, a oeste.Fica à 55 quilômetros de Fortaleza.O mar calmo,dunas e a boa qualidade hoteleira são as principais características da praia da Caponga.No local, os turistas podem curtir passeios de buggy e quadriciclo. Os que preferem uma programação mais rústica, alugam cavalos para passear pela praia. A vila de pescadores dá um tom especial ao ambiente. Na Caponga, fica o maior porto de pesca artesanal do Ceará. Em julho, os jangadeiros de toda a costa de Cascavel se congregam em uma regata. Na praia, restaurantes com culinária regional e internacional oferecem pratos com base em peixes e frutos do mar.Lá tem um cajueiro que apresenta a mesma anomalia do famoso Cajueiro de Pirangi do Norte, no Rio Grande do Norte.Essa praia é bastante movimentada por turistas brasileiros e de outros países.
Acesso: CE 040/CE 253.
_________________________________________________________________
Praia do Iguape
A Praia do Iguape fica a 45 quilômetros da capital Fortaleza e está entre as praias do Presídio e do Barro Preto,no município de Aquiraz.Além da vila de pescadores, é caracterizada pelas inúmeras casas de veraneio, dunas e mangue. Conta-se que no início da colonização do Estado do Ceará a enseada onde localiza-se era porto para embarcações de piratas que margeavam a costa brasileira.As principais atividades econômicas são o turismo, a pesca e o artesanato.Vizinha a Praia do Iguape situa-se a Praia do Barro Preto, distando apenas 2 Km. Além de oferecer uma boa estrutura aos amantes de Camping, ela também é conhecida por suas barracas e pelo bom serviço que oferecem.Excelente estrutura de hotéis,pousadas,restaurantes e barracas. 
 Acesso:CE-040/CE-043.
_________________________________________________________________
Praia do Presídio
Localizada no município de Aquiraz,fica à 43 km de Fortaleza e a poucos quilômetros da Praia do Iguape. Sua denominação vem da construção de um presídio no qual, durante as Invasões holandesas do Brasil, nas batalhas pela retomada da Capitania do Ceará pelos portugueses em 1654, os holandeses feitos prisioneiros eram mantidos.Uma praia ainda nativa,areia e dunas brancas,com águas mornas com piscinas naturais nas marés baixas.A praia oferece boa infraestrutura turística com aluguel de casas de veraneio,hotéis,pousadas e e restaurantes.
Acesso:CE-040/CE-043.
____________________________________________________________________
Praia da Prainha
Localizada no município de Aquiraz,fica à 26 km de Fortaleza.Está situada na foz do rio Catu.A Prainha é uma praia rústica, tranqüila e perfeita para uma caminhada. É famosa pelo artesanato local, especialmente a renda.Não deixe de visitar o Centro de Rendeiras e observar a confecção da renda de bilro.Na praia está localizada a vila que é a sede do distitro de mesmo nome.Possui ampla infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, casas de veraneio, restaurantes, bares,barracas à beira mar, escola de kite surf e passeio de buggy.
Acesso: CE-040.
__________________________________________________________________
Praia do Porto das Dunas
É uma das praias mais conhecidas do município de Aquiraz. Está localizada a 20 km de Fortaleza e seu nome anterior era Barra do pacoti, porque nesta praia se encontra a foz rio homônimo.Sua população é constituída por Donos de Mansões (cerca de 20%), e os empregados, em sua maioria os caseiros (cerca de 80%).Possui sofisticada infraestrutura turística com hotéis, pousadas, resorts, bares e restaurantes. Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.A praia é pra quem quer descansar e também se divertir com toda família. Para muitos fortalezenses, o Porto das Dunas é sinônimo de um bom lazer perto de casa.Quem chega ao Porto das Dunas pode ver, ainda da estrada principal de acesso à praia, o belo encontro do Rio Pacoti com o mar.
 Acesso: CE-040.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Municípios do Ceará

Varjota
Localização: Região Ipu(Noroeste Cearense).
População: 17 584 habitantes.
Área: 179,255 Km².
Distância de Fortaleza: 265 Km.
Topônimo: O nome atual do município se deu em virtude das características naturais do terreno, no qual se destacam pequenas várzeas.
Economia: Agricultura e pecuária.
Os principais eventos culturais são: Dia do município (5 de fevereiro) e Dia da padroeira Nossa Senhora de Sant'Ana (26 de julho).
______________________________________________________________
Várzea Alegre
Localização: Região de Várzea Alegre(Centro-Sul Cearense).
População: 38 442 habitantes.
Área: 835,706 Km².
Distância de Fortaleza: 446 Km.
Topônimo: Recebeu essa denominação por estar situado no meio de uma várzea. 
Economia: Agricultura e pecuária.
Os principais eventos culturais são: Semana do Padroeiro São Raimundo Nonato (Agosto).
______________________________________________________________

Viçosa do Ceará 
Localização: Região de Ibiapaba(Noroeste Cearense).
População: 54 961 habitantes.
Área: 1 311,592 m².
Distância de Fortaleza: 366 Km.
Topônimo: O nome Viçosa é de origem lusa. Há em Portugal a Vila Viçosa onde nasceu Duque de Bragança. Até ser aclamado Rei, como nome de D. João VI em 1640. Foi o primeiro soberano da dinastia de Bragança, que reinou em Portugal até 1910. O Viço de sua natureza, a fertilidade de seu solo, a pureza do ar serrano, os vales regados por águas perenes, contribuíram para a fixação da outra Viçosa além – Portugal.
Economia: Agricultura e pecuária e turismo.
Viçosa do Ceará se encontra localizada em um santuário ecológico abençoado pela natureza. Sua paisagem primitiva e exótica, faz a perfeita harmonia com seu clima de serra.Alguns pontos turísticos como:Pólo Turístico Artesanal e Cultural Igreja do Céu,Lagoa Pedro II,Pedra do Itaragussu,Fonte do Caranguejo,Pedra do Machado, Fonte do Itacarânia, Cascata da Pirapora,Lajes,Cachoeira do Itarumã,Poço da Princesa,Kênio do Itacolomi e Bica da Mundica.

Municípios do Ceará

Ubajara
Localização: Região da Ibiapaba(Noroeste Cearense).
População: 31 792 habitantes.
Área: 421,037 Km².
Distância de Fortaleza: 329 Km.
Topônimo: Ubajara é topônimo de origem indígena cuja origem está relacionada com a Gruta de mesmo nome. Dentre as suas diversas traduções para a língua portuguesa a que prevalece é “Senhor da Canoa”, de Ubá = canoa e Jara = Senhor. O nome teria surgido da lenda de um cacique que, vindo do litoral, teria habitado a gruta por muitos anos, inclusive na bandeira do município consta a imagem de um cacique remando em uma canoa. Outra tradução citada na Revista Comemorativa do Cinqüentenário da Cidade de Ubajara, publicada em 31 de dezembro de 1965, página 8 : como sendo “Canoa da mãe – d’água”, de Ubá = canoa e Yara = mãe d’água.  
Economia: Agricultura,pecuária e turismo.
Ubajara é conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País (563 hectares). O Parque Nacional de Ubajara, a 3 km da cidade e 847m acima do mar.Lá é onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de bonde.
________________________________________________________________
Umari
Localização: Região Lavras da Mangabeira(Centro-Sul Cearense).
População: 7 545 habitantes.
Área: 263,917 Km².
Distância de Fortaleza: 403 Km.
Topônimo: O topônimo umari vem do tupi-guarani e indica uma planta muito comum na região, a Icacinaceae.Sua denominação original era Gado Bravo, depois Baixio e, desde 1883, Umari.
Economia: Agricultura e pecuária.
O principal evento cultural é a festa do padroeiro, São Gonçalo(Janeiro).
_____________________________________________________________
Umirim
Localização: Região de Uruburetama(Norte Cearense).
População: 18 807 habitantes.
Área: 326,496 Km².
Distância de Fortaleza: 110 Km.
Topônimo: Em tupi-guarani, Umirim significa “riacho” ou “rio pequeno”.
Economia: Agricultura,pecuária,comércio e turismo. 
Os pontos turísticos do cidade são: Balneários de Caxitoré (distrito de Caxitoré),Açude Frios (divisa com o município de São Luís do Curu),Biblioteca Pública Municipal,Polo de Atendimento Josefa da Mota Brito e Estadio Municipal Hyazão.
______________________________________________________________
Uruburetama
Localização: Região de Uruburetama(Norte Cearense).
População: 19 765 habitantes.
Área: 97,107 Km².
Distância de Fortaleza: 127 Km.
Topônimo: Uruburetama" é uma palavra tupi que significa "terra dos urubus", através da junção dos termos uru'bu ("urubu") e retama ("terra").
Economia: Agricultura,pecuária,comércio e turismo.
Principais Pontos Turísticos: Açude Mundaú,Bica do Itacolomy ,Bica do Apertado da Hora e Bica do Mandaú.
______________________________________________________________
Uruoca
Localização: Região Coreaú(Noroeste Cearense).
População: 12 984 habitantes.
Área: 696,770 Km².
Distância de Fortaleza: 310 Km.
Topônimo: Uruoca é vocábulo indígena que significa "morada dos urus". Do tupi uru: uru ou capoeira, uma espécie de ave; e oca: casa, habitação dos índios.
Economia: Agricultura e pecuária.
A cultura em Uruoca é bem diversificada. Na proximidade do aniversário do município, realizam-se vários eventos culturais, dentre eles o Festival da Canção Maestro Bebé, que atraem cantores profissionais e amadores do município e região.

Centro de Eventos do Ceará

 Projeto do Segundo Maior Centro de Eventos da América Latina será instalado na capital do Ceará

Com 91,09% das obras executadas, o Centro de Eventos do Ceará foi iniciada em agosto de 2009, por uma demanda da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). A obra é realizada pelas construtoras Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, com investimento de R$ 380.862.581,56 milhões.Com 176 mil m² de área construída,o terreno de 17 mil m² receberá ao todo, além do edifício principal, 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. O espaço conta também com vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.Além disso, estão sendo criados túneis de acesso para agilizar a entrada e a saída para o centro de eventos e equipamentos vizinhos, sob investimento de 94.662.962,62.
Com um estilo arrojado, o projeto arquitetônico do Centro de Eventos do Ceará foi inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada tem as cores e formas das falésias das praias do Litoral Leste, e sua estrutura lembra o bordado das rendeiras.Quando construído, o Centro de Eventos do Ceará poderá receber até 30 mil pessoas em um único evento. O projeto inclui dois blocos subdivididos em módulos estanques, e uma Praça de Convivência, área onde estarão localizados equipamentos gastronômicos, espaços para encontros, lazer e entretenimento.

praias do Ceará

Praias do Litoral Costa do Sol Nascente-Litoral Leste(Parte 2)
Praia de Retiro Grande
A praia fica localizada nos limites dos municípios de Aracati e Icapuí.Praia bem pacata e calma,com pedras dentro do mar,Falésias coloridas em alguns pontos cobertas por vegetação rasteira. Existe uma pequena vila de pescadores na parte alta das falésias.Paisagens lindas que fazem o turista voltar sempre.Fica a 160 Km de Fortaleza.Poucas opções de pousadas e restaurantes.
Acesso CE040 e BR340.
______________________________________________________________________
Praia de Majorlândia
Majorlândia é uma Vila de pescadores localizada a 12 km da cidade de Aracati e 167 Km de Fortaleza.Praia com muitos coqueiros,falésias brancas e avermelhadas com mar belo e jangadas dos pescadores ancoradas ao longo da praia,paisagens que encantam a praia.Majorlândia é famosa pelas garrafinhas de areia colorida criadas por aretesões locais.A praia tem uma infra-estrutura para acolher os visitantes: pousadas, bares e restaurantes.
Acesso CE040 e BR340.
_______________________________________________________________
Praia de Canoa Quebrada
Localizada à 18 km  do município de Aracati, a qual pertence e 166 km de Fortaleza.A sua paisagem é caracterizada por dunas e falésias avermelhadas de até trinta metros acima do nível do mar.
A povoação de Canoa Quebrada nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves. Descoberta na década de 1960 por cineastas franceses do movimento em "Nouvellebelea Vague", a povoação sofreu um choque de cultura, que resultou num sentimento de liberdade que ali impera até hoje.À noite, moradores e turistas se encontram na rua principal jocosamente apelidada de "Broadway", embalados pelo ritmo do "Reggae" e do Forró.Atualmente a região encontra-se protegida através da Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ),com cerca de setenta mil hectares.Os pontos turísticos da região são as praias vizinhas, entre elas se encontram: Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas. Existe também passeios de jangada ou à cavalo e ficar em contato com a natureza do lugar, para os mais aventureiros tem passeios de paramente, buggy e quadriciclo.Também por conta dos ventos vindos do leste de até 30 nós com águas calmas são perfeitos para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem crescendo rapidamente na região.Canoa Quebrada conta com uma grande infra-estrutura de hotéis,pousadas,restaurantes,boates,bares e lojas.
 Acesso CE040 e BR340.
_______________________________________________________________
Praia Pontal de Maceió
O Pontal de Maceió fica a alguns quilômetros de Fortim.Fica à 132 km de Fortaleza,com acesso pela CE-040. Sua linda praia,com uma paisagem de encher os olhos,coqueiros,mar calma e areia clara.E sempre podemos ver as jangadas trazendo peixes e lagostas do alto mar. Na maré baixa, em direção à foz do rio Jaguaribe, um passeio na praia e podemos observar as cavernas naturais.Pontal de Maceió tem uma pequena infra-estrutura turística que conta com algums bares na bonita praça central, um hotel de luxo à beira-mar e barracas de praia que servem deliciosos pratos de peixe, frutos do mar e comidas típicas.
________________________________________________________________
Praia do Canto da Barra
Localizada na foz do rio Jaguaribe e a uns 1.500 m da desembocadura do Rio Jaguaribe, a Praia da Barra do Fortim é um paraíso ainda desconhecido da maioria dos cearenses e turistas que visitam a região.É uma maravilha natural que é o encontro do Rio Jaguaribe com o mar.Um dos lugares que tem a paisagem mais linda.Devido à água plana, vento constante e enorme espaço, o Canto da Barra é um dos melhores lugares para a prática de esportes naúticos do Brasil, kitesurf,Wind,canoagem e muitos outros.Poucas opções de pousadas e restaurantes.Fica à 130Km de Fortaleza.
Acesso pela CE-040.
_______________________________________________________________
       Praia de Parajuru
Localizada na cidade de Beberibe,à 120 Km de Fortaleza.Parajuru é uma pequena, alegre e tranqüila vila de pescadores.O nome PARAJURU é um nome indígena que significa BOCA DO RIO.Uma praia maravilhosa cercada de coqueiros, dunas de areia e lagunas de água doce.Lá podemos encontrar as mulheres rendeiras e bordadeiras ainda hoje dedicam-se ao seu artesanato tradicional.Diversas casas de veraneio estão presentes no local, que conta com moderada infraestrutura hoteis,pousadas e restaurantes.
Acesso pela CE-040e BR-304.
________________________________________________________________
Praia do Canto Verde
Localizada no município de Beberibe, a 120 km de Fortaleza.Com uma boa faixa de areia dourada e fofa, o mar tranqüilo,com ventos suaves de janeiro a junho e fortes de julho a dezembro.O lugar é uma boa opção para os que preferem praias menos movimentadas, onde possa relaxar e tomar um refrescante banho de mar.Na prainha do Canto Verde temos várias opções de passeios, entre elas se destacam: Passeios de Jangada,Passeios de Catamarã,Trilhas Ecologicas,Passeios de Bugue pelas Dunas e outros mais.Existe no local,um projeto de turismo comunitário,que foi criado em 1998.É uma oportunidade para aperfeiçoar a organização comunitária, o desenvolvimento local e a co-gestão para preservar o patrimônio natural, cultural e as formas de vida tradicionais das comunidades e do seu território.A praia tem boa infraestrutura de pousadas e restaurantes.
Acesso pela CE-040e BR-304.
______________________________________________________________
Praia Barra da Sucatinga
Localizada no município de Beberibe,fica à 110 Km de Fortaleza.Nela já foi realizada a primeira edição do programa NO LIMITE da rede globo.A orla é banhada por um mar calmo,dunas brancas e avermelhadas.Na maré baixa, forma piscinas naturais,ótimo para banhos e para descansar e curtir o que a natureza oferece de melhor. Em Sucatinga,existe um vilarejo de pescadores,onde o povo é alegre e descontraído.Todo ano em janeiro,acontece a Regata da praia da Barra da Sucatinga,atraindo milhares de pessoas de todos os lugares.A estrutura turística ainda é pouco desenvolvida,poucas opções de pousadas,restaurantes e barracas.
Acesso pela CE-040e BR-304.
_______________________________________________________________
Praia do Uruaú
A praia do Uruaú está localizada a aproximadamente 102 km de Fortaleza,no município de Beberibe.Esta praia é um pedacinho do paraíso,Uruaú possui uma orla com dunas branquíssimas,com coqueiros,o belo verde das águas do mar e com belas jangadas.Quando a maré está baixa,podemos ver a formação de piscinas naturais.E ainda você pode escolher entre tomar banho de água doce ou de água salgada.É sensasional! A estrutura turística conta com bares, barracas de praia e pousadas com serviços.O Uruaú também é bastante procurado para a prática de esportes naúticos. As águas calmas da lagoa,ventos e dunas que favorecem a prática do windsurf ,snowboard,kitesurf,surf e sandboard.
Acesso pela CE-040e BR-304.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Municípios do Ceará

Tabuleiro do Norte
Localização: Região Baixo Jaguaribe.
População: 29 210 habitantes.
Área: 861,838 Km².
Distância de Fortaleza: 209 Km.
Topônimo: O topônimo Tabuleiro do Norte é uma alusão a tipo do solo encontrado no município: solo arenoso (tabuleiro) e norte para diferenciar este município de Tabuleiro, no estado de Minas Gerais. Sua denominação original era Tabuleiro de Areia, depois Ibicuipeba e desde 1951, Tabuleiro do Norte.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
A cidade é conhecida como a cidade dos caminhoneiros. A principal fonte de renda de sua população é o transporte de cargas através de seus vários caminhões, levando riquezas para todo o Brasil.
O turismo também é uma das fontes de renda, devido as belezas naturais, que oferecem lazer e a prática do Ecoturismo. Além do centro histórico da sede do município e do turismo religioso.
______________________________________________________________
Tamboril
Localização: Sertão de Crateús(Sertões Cearenses).
População: 25 455 habitantes.
Área: 1 961,634 Km².
Distância de Fortaleza: 301Km.
Topônimo:É o nome vulgar dos peixes lophiiformes pertencentes aos géneros Lophius e Lophioides. O tamboril é um peixe bentónico, que vive junto do fundo, que pode ser encontrado desde a zona de maré até aos 600 metros de profundidade. 
Economia: Agricultura e pecuária.
No dia 06 de Janeiro,todo ano é comemorado a Festa do Padroeiro Santo Anastácio. 
___________________________________________________________
Tarrafas
Localização: Região de Várzea Alegre(Centro-Sul Cearense).
População: 8 910 habitantes.
Área: 454,3910 Km².
Distância de Fortaleza: 458 Km.
Topônimo:As terras da fazenda Aroeiras em meados do Século XIX, pertenciam a dona Tereza Moreira. O alpendre da casa grande era ocupado, constantemente, por tropeiros que descansavam, pois a fazendeira oferecia alimentos e pastagens para os animais gratuitamente.Com o passar do tempo, no local já funcionava um entreposto de mercadorias.Os tripeiros que desciam pela ribeira do Urucu se encontravam com os que vinham pela ribeira dos Bastiões.Crescia o número de tropeiros e sentindo que não era mais possível alojá-los de uma só vez nos alpendres, resolveu a fazendeira fazer doações de terrenos para construção de casas. Surgiram as primeiras edificações e muitos destes tropeiros resolveram trazer a família para habitar no novo povoado.Antes do ano de 1.840, pescando no Rio Bastiões, um tropeiro perdeu a sua tarrafa.Na época, o fato foi bem divulgado. Portanto, por volta de 1.853, Dona Tereza Moreira mudou o nome de sua fazenda de Aroeiras para Tarrafas.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
Os pontos turísticos do município são: Casa Grande da Vila Nova,Casarão de Antônio Jiló,Açude do Riacho Verde,Açude da Cachoeira dos Ricartes e Igreja de Nossa Senhora das Angústias.
______________________________________________________________
Tauá
Localização: Sertão de Inhamuns(Sertões Cearenses).
População: 55 755 habitantes.
Área: 4 018,188 Km².
Distância de Fortaleza: 410 Km.
Topônimo: Tauá é uma palavra de origem indígena que significa "Barro vermelho" em tupi-guarani. Chamou-se inicialmente São João do Príncipe e São João do Príncipe dos Inhamuns.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
O maior ícone natural é o Serrote Quinamuiú. Ele pode ser avistado de qualquer ponto da cidade.
Como atrativos culturais o município de Tauá possui três sítios paleontológicos e 15 arqueológicos, que podem ser visitados, porém só podem ser explorados por pesquisadores profissionais e cadastrados.
__________________________________________________________
Tejuçuoca
Localização: Região do Médio Curu(Norte Cearense).
População: 16 836 habitantes.
Área: 750,605 Km².
Distância de Fortaleza: 160 Km.
Topônimo: Tejuçuoca significa, em idioma indígena, morada do Tejuaçu, isto é, "morada dos lagartões". De teju ou teyu: lagarto; assu: grande; e oca: casa, morada.
Economia: Agricultura e pecuária.
Os principais pontos turísticos da cidade são: Parque Ecológico Furna dos Ossos,Balneário Boqueirão,Igreja Matriz São Pedro e Museu da Cultura.
___________________________________________________________
Tianguá
Localização: Região de Ibiapaba(Noroeste Cearense).
População: 68 901 habitantes.
Área: 908,893 Km².
Distância de Fortaleza: 336 Km.
Topônimo: Sua toponímia deriva do tupi e pode ter o significado de “Boqueirão do Bico de Papagaio”. Porém, a partir da lingua abanheenga, popularmente chamada de tupi, pode-se tirar o significado mais aceito. "Gancho que agarra as águas". Era costume do povo indígena da época delimitar territórios por limites naturais: árvores, depressões e rios são exemplos disso. Tianguá era entre duas bifurcações de rios e por isso ficou conhecida pelo povo indígena como "Gancho que agarra as águas".
Economia: Agricultura,pecuária,indústria e turismo.
Os pontos turísticos da cidade são: Paredões do Janeiro,Cachoeira Cana Verde,Cachoeira São Gonçalo,Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta,Trilha da Cachoeira da Mangabeira,Trilha da Espia,Trilha do Pinga,Trilha da Cachoeira do Marinema de Baixo,Cabeça da Nega(formação rochosa),Balneário da Santa Rosa (barragem),Açude Jaburu,Cascata e Trilha da Transumância(caminho que liga a serra ao sertão).
__________________________________________________________
Trairi
Localização: Região de Itapipoca(Norte Cearense).
População: 51 432 habitantes.
Área: 924,555 Km².
Distância de Fortaleza: 125 Km.
Topônimo: Significa Rio das traíras.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria e turismo.
No turismo se destacam as praias(Praia de Flecheiras,Praia de Mundaú,Praia de Guajiru e Praia de Emboaca).Ainda tem a Lagoa das Almecegas.
Os eventos culturais acontece todo ano,são alguns: Festival das Algas(Flecheiras-Julho),Festa do Caju(Outubro),Vaquejada de Trairi(Setembro) e outros mais.
__________________________________________________________________
Tururu
Localização: Região de Uruburetama(Norte Cearense).
População: 14 415 habitantes.
Área: 192,548 Km².
Topônimo: Tururu é uma palavra originária do tupi, que significa lugar do caracóis.
Economia: Agricultura e pecuária.
Os rios Mundaú,Trairi e Lagoa do Inácio,são os principais pontos turísticos da cidade.