quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Complexo Y-Park



O Museu da Cachaça é o resgate da própria história da Ypióca,iniciada em 1846,que se funde com a trajetória da aguardente do Brasil.O local recebe aproximadamente 10 mil visitantes por mês,que buscam saber como é realizado o processo da cachaça.Nele podemos encontrar o casarão que abriga o Museu da Cachaça,um tonel de cinco metros de altura(O maior tonel de madeira do mundo com capacidade para 374 mil litros de aguardente),restaurante regional,lojas,minifazenda,passeios de charrete,passeios de jardineira,passeio de pedalinho no lago,passeio de bicicleta,o Y-Park(campo de aventura)...




_______________________________________________________________
 O Y-Park é um espaço para prática de esportes de aventura que ocupa 100mil m²,no local atividades ao ar livre para todas as idades,como a tirolesa(a maior do nordeste com 260 metros),arvorismo,trilhas ecológicas,muro de escalada,Hugh jump,giromaster,escalada em rocha,caiaque,acquaboll,arco frecha,paint-ball,flay e outros.
                               
                  Localizada no município de Maranguape,fica a 30 km de Fortaleza.

Municípios do Ceará

Madalena
Localização: Sertão do Quixeramobim(Sertões cearenses).
População: 18.085 habitantes.
Área: 1 034,773 km².
Distância de Fortaleza: 187 km.
Topônimo: Por estar situado à margem do riacho Barrigas,um dos formadores do rio Quixertamobim e que,segundo Raimundo Girão,toma o nome de Madalena ao passar pelo povoado.Madalena era distrito de Quixeramobim.
Economia: Agricultura,pecuária e comércio.
Os clubes de forró são conhecidos no município e existe a CASARTMA uma casa de artes de Madalena.

Pirata Bar

O Pirata Bar foi inaugurado em 1986,a casa de show,que já foi notícia no jornal  THE NEW YORK TIMES,como " A Segunda -Feira mais Louca do Mundo".A noite começa ao som de sanfona,triângulo e zabumba.O tradicional forró pé-de-serra,com a Banda Pé de Chinelo e a quadrilha de cangaceiros do Zé Testinha,com um grande arraial improvisado.Logo em seguida,a meia-noite,entra a Banda do Pirata,fazendo todo mundo dançar com diferentes ritmos brasileiros.Totalizando no total de 7 horas de muita música ao vivo até o sol raiar.E no final da festa,servem gratuitamente o famoso Sopão da Madrugada,para recompor as forças e energia dos sobreviventes.
Na decoração do Bar,um grande Navio ancorado ao fundo,vila de casinhas coloridas e várias decorações de caveiras sorridentes,sereias,cordas,barris,bandeiras...

Fica localizado na Rua Tabajaras,na Praia de Iracema.O Pirata Bar só funciona na Segunda-Feira.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Beach Park Fortaleza

Localizado no município de Aquiraz,na praia do Porto das Dunas,a 16 km de Fortaleza,foi criado em 1985.E em 1989 foi inaugurado o parque aquático com três toboáguas,o primeiro da América Latina.
O Beach Park é um complexo turístico distribuído numa área total de mais de 180 mil  m²,com uma completa  estrutura de lazer e turismo,sendo um dos maiores do país,composto por praia,parque aquático e resorts,por onde circulam todo ano cerca de 1.150.000 pessoas.


São várias atrações do Park.
Atrações Radicais: Insano,Kalafrio,Sarcófago e Esfinges.
Atrações Moderadas: Najas,Atlantis,Hupa & Hopa,Moréia Negra e Zump Tchibum.
Atrações para a família: Acqua Circo,Maremoto,Ilha do Tesouro,Cabana,Aquabismo,Tchibum,Arca de Noé,Correnteza Encantada,Acqua Show e Ramubrinká.
                         Beach Park Fortaleza,vídeo com Computação gráfica

Estoril de Fortaleza

Foi construído em 1915 a 1920,pelo coronel pernambucano Guimarães Porto,para sua família,recebeu o nome de Vila Morena em homenagem a sua esposa Francisca.Em 1945,foi sede de um cassino para soldados americanos da Segunda Guerra Mundial.Depois passou a ser bar de boêmia cearense.Situado na rua Tabajara,na Praia de Iracema,hoje é um restaurante de pratos típicos.

Aquário de Fortaleza

Maquete virtual do futuro oceanário Acquário Ceará,e vai ser construído pelo Governo do Estado.Localizado na Praia de Iracema(próximo ao Pirata Bar),uma obra de R$ 250 milhões e deverá ficar pronto no final do ano de 2012.O aquário de Fortaleza,será um local que inclui educação,trato da vida marinho e também sobre a história e a cultura do Ceará.Será 21,5 mil metros quadrados de área construída,tanques com capacidade para 15 milhões de litros,área de lazer,dois cinemas 4D,simuladores do Submarino,equipamentos que proporcionam interação entre público e aquário e túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos.

Municípios do Ceará

Lavras da Mangabeira
Localização: Região Lavras da Mangabeira(Centro-Sul Cearense).
População: 31.096 habitantes.
Área: 947,957 km².
Distância de Fortaleza: 417 km.
Topônimo: É uma alusão à atividade que foi exercida no local,a mineração,e o nome da árvore abundante na região,a mangabeira.Antigamente se chamava São Vicente Ferrer de Lavras de Mangabeira,depois São Vicente das Lavras,Lavras e,desde 1911 Lavras da Mangabeira.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
Principal evento é a Festa do Padroeiro São Vicente Ferrer(Abril).

Limoeiro do Norte
Localização: Região Baixo Jaguaribe(Jaguaribe).
População: 56.264 habitantes.
Área: 751,535 km².
Distância de Fortaleza: 194 km.
Topônimo: É uma alusão as plantações de limoeiros feitas pelos índios Paiacu.Antes se chamava Vila de São João de Jaguaribe,depois Limoeiro,e desde 1943,Limoeiro do Norte.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
Há no município grupos de danças folclóricas,quadrilhas juninas,repentistas,artesões que trabalham com a cantaria,cerâmica e palha da carnaúba.

sábado, 22 de outubro de 2011

Municípios do Ceará

Jaguaretama
Localização: Região do Médio Jaguaribe(Jaguaribe).
População: 17.867 habitantes.
Área: 1 759,722 km².
Distância de Fortaleza: 239 km.
Topônimo: Significa lugar ou região de jaguar ou onça.Antigamente se chamava Riacho do Sangue,Riachuelo e Frade.Depois Jaguaretama.
Economia: Agricultura,pecuária e comércio.
O médium espírita Bezerra de Menezes,nasceu na localidade em 1831.Hoje,funciona o PODEBEM,o Pólo de Divulgação Espírita Bezerra de Menezes,o qual agrega um Centro de Divulgação Espírita,uma Escola de Ensino Fundamental  e Médio de qualidade,com Laboratório de Informática,o Museu do Dr.Adolfo Bezerra de Menezes,uma Fábrica de Redes e um Mini-Zoológico.

Jaguaribara(Nova Jaguaribara)
                          
Localização: Região do Médio Jaguaribe(Jaguaribe).
População: 10.405 habitantes.
Área: 668,291 km².
Distância de Fortaleza: 285 km.
Topônimo: Significa morador ou habitante do rio dos onças.
Economia: Agricultura,pecuária e comércio.
É a primeira cidade cearense totalmente planejada.Durante a construção do Açude Castanhão,foi nescessário remover a antiga sede do município Jaguaribara,que foi completamente inundado,forçando aos habitantes a mudarem a suas moradias para a nova cidade construída pelo governo cearense,nomeada de Nova Jaguaribara.
O Açude Castanhão é o maior reservatório de água doce do Ceará,e está localizado em Nova Jaguaribara,e no Alto Santo.

Jaguaribe
Localização: Região do Médio Jaguaribe(Jaguaribe).
População: 34.416 habitantes.
Área: 1 876,793 km².
Distância de Fortaleza: 291 km.
Topônimo: Significa no rio dos onças.
Economia: Agricultura,pecuária e comércio.
Jaguaribe é conhecida por ser a terra do queijo de coalho.O município tem mais de 40 mil cabeças de gado leiteiro.Por dia,são produzidos 60 mil litros de leite,90% são produzidos em queijo,que transforma a economia da região.

Jaguaruana
Localização: Região do Baixo Jaguaribe(Jaguaribe).
População: 32.239 habitantes.
Área: 867,251 km².
Distância de Fortaleza: 173 km.
Topônimo: Significa onça preta.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
O Carnaval é muito conhecido no município,com os eventos tradicionais como Mela-mela e Festa no Rio Jaguaribe com trio elétrico com marchinhas carnavalescas.

Jardim
Localização: Região do Cariri(Sul Cearense).
População: 26.697 habitantes.
Área: 457,034 km².
Distância de Fortaleza: 540 km.
Topônimo: O nome Jardim é oriundo do rio de mesmo nome,fromado exatamente pelo encontro de dois pequenos rios,o Cravatáe o Barra da Mata.
Economia: Agricultura e pecuária.
Jardim tem Santo Antônio como padroeiro e sua principal manifestação folclórica é a Festa dos Caretas,que ocorre na semana de Páscoa,ou Semana Santa,como é conhecida no nordeste.

Jati
Localização: Região do Brejo Santo(Sul Cearense).
População: 7.649 habitantes.
Área: 312,584 km².
Distância de Fortaleza: 525 km.
Topônimo: Significa pequena abelha.
Economia: Agricultura e pecuária.
No mês de Julho é comemorado a Festa da Padroeira Nossa Senhora Sant'Ana.

Jijoca de Jericoacoara
Localização: Região de Camocim e Acaraú(Noroeste Cearense).
População: 17.002 habitantes.
Área: 201,858 km².
Distância de Fortaleza: 295 km.
Topônimo: Silveira Bueno traduz Jijoca como morada das rãs.Segundo os nativos,o nome Jijoca é uma homenagem aos primeiros habitantes do lugar,Gi e Joca,um casal de índios fugitivos,que lá se abrigaram.O nome Jijoca é a junção dos nomes do casal.Depois,que recebeu o título da cidade,o "G" foi substituído por "J",tornando-se a Jijoca de Jericoacoara.

Economia: Agricultura,pecuária,comércio e turismo.
Os atrativos naturais são bastante conhecidos pelos turistas do mundo todo,a Praia de Jericoacoara,Pedra Furada e Lagoa de Jijoca.

Juazeiro do Norte

Localização: Região do Cariri(Sul Cearense).
População: 259,936 habitantes.
Área: 248,558 km².
Distância de Fortaleza: 535 km.
Topônimo: Juazeiro é uma alusão a uma árvore típica da Região Nordeste do Brasil,cujo nome científico é Zizyphus joazeiro.

Economia: Agricultura,pecuária,comércio,indústria e turismo.
É a "Terra do Padre Cícero".A cidade é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina,atraindo milhares de romeiros todos os anos.

Jucás
Localização: Região Várzea Alegre(Centro-Sul Cearense).
População: 23.809 habitantes.
Área: 937,180 km².
Distância de Fortaleza: 414 km.
Topônimo: Jucás é uma alusão a palavra ajucá,que em tupi significa paus de matar.Antigamente se chamava São Mateus,depois São Mateus de Inhamuns,e desde 1943 Jucás.
Economia: Agricultura,pecuária,comércio e turismo.
A Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo,reúne milhares de pessoas no mês de Julho.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Municípios do Ceará

Ibaretama
Localização: Sertão de Quixemobim(Sertões Cearenses).
População: 12.928 habitantes.
Área: 877,260 km².
Distância de Fortaleza: 134 km.
Topônimo: Ibaretama vem do tupi guarani e significa Ibá:fruto,árvore frutífera;e retam:terra natal,pátria,região.Antigamente se chamava Serra Azul,depois São Luís e desde 1938 Ibaretama.
Economia: Agricultura,pecuária,extrativismo de madeira,artesanatos e piscicultura.
O principal evento cultural é a Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora.

Ibiapina
Localização: Região de Ibiapaba(Noroeste Cearense).
População: 23.810 habitantes.
Área: 414,902 km².
Distância de Fortaleza: 319 km.
Topônimo:Significa terra tosqueada,terra limpa.Antigamente se chamava São Pedro,depois São Pedro da Baepina ou Baiapina,São Pedro de Ibiapina,e desde 1938,Ibiapina.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria e turismo.
Suas atrações culturais são bastante visitadas pelos turistas,como a Cachoeira da Ladeira,o Buraco do Zeza,a Bica do Frade,Mirantes,Trilhas dos Aparatos e outras.

Ibicuitinga
Localização: Região do Baixo Jaguaribe(Jaguaribe).
População: 11.335 habitantes.
Área: 424,242 km².
Distância de Fortaleza: 187 km.
Topônimo:Significa areia branca,alva.
Economia: Indústria,comércio,pecuária a agricultura.
Atrativos naturais da região são os rios Banabuiú e Sitiá e açude Pedra-Branca.

Icapuí
Localização: Litoral de Aracati(Jaguaribe).
População: 18.393 habitantes.
Área: 428,688 km².
Distância de Fortaleza: 202 km.
Topônimo:Significa canoa ligeira.Sua denominação original era Caiçara e desde 1943,Icapuí.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria,piscicultura,mineração,extrativismo vegetal e turismo.
As belezas naturais da região são as praias: Retiro Grande,Ponta Grossa,Redonda,Perobas,Barreira,Picos,Requenguela,Barra Grande,Quitérias,Tremembé,Melancias,Praia de Arrombado e Manibu.

Icó
Localização: Região de Iguatu(Centro-Sul Cearense).
População: 65.453 habitantes.
Área: 1 871,980 km².
Distância de Fortaleza: 358 km.
Topônimo:Pode ser uma  alusão a uma palavra da língua Tapuia,que significa água ou rio da roça.Uma das tribos que habitavam às margens do Rio Salgado,denominado Ikó.E uma planta,o icozeiro,cujo fruto é o icó.Antes se chamava Arraial do Poço,depois Povoação do Salgado,Arraial da senhora do O,Arraial Velho,Ribeira dos Icós,Arraial Novo,Arrail da Ribeira dos Icós,e desde 1860,Icó.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria,piscicultura,extrativismo vegetal e turismo.
No turismo a cidade tem o Rio Salgado,Sítio Histórico Barroco e o Sítio Arquitetônico de Icó datado do século XVIII.

Iguatu
Localização: Região de Iguatu(Centro-Sul Cearense).
População: 97.330 habitantes.
Área: 1 029,002 km².
Distância de Fortaleza: 384 km.
Topônimo: Significa rio bom ou água boa.Antigamente se chamava Venda,depois Sítio Telha,Matriz da Telha,Povoação da Telha,Missão da Telha,Telha e desde 1883,Iguatu.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria,comércio e turismo.
Os eventos conhecidos na cidade é a Expoiguatu(exposição agropecuária),Fenercsul(feira de negócios),Festa da Padroeira Nossa Senhora Santana,Iguatu Natal de Luz e outros.

Independência
Localização: Sertão de Crateús(Sertões Cearenses).
População: 25.586 habitantes.
Área: 3 218,641 km².
Distância de Fortaleza: 309 km.
Topônimo: São dois significados,uma riacho ou rio que corta a cidade(embora nunca se soube se esse rio existe),e o outro o município conquistava sua independência.Antes se chamava Villa da Independência.
Economia: Agricultura,pecuária e comércio.
O eventro cultural conhecido é a Festa da Padroeira Senhora Santana(Julho).

Ipaporanga
Localização: Sertão de Crateús(Sertões Cearenses).
População: 11.335 habitantes.
Área: 701,990 km².
Distância de Fortaleza: 354 km.
Topônimo: Significa Lagoa bonita e águas belas.Antigamente se chamou Franklinópole(Nome originário do doador do terreno Franklin José Vieira),depois Ipaporanga.
Economia: Agricultura e pecuária.
A Igreja Coração de Jesus,reúne milhares de fiéis de toda parte.

Ipaumirim
Localização: Região Lavras da Mangabeira(Centro-Sul Cearense).
População: 12.014 habitantes.
Área: 273,696 km².
Distância de Fortaleza: 412 km.
Topônimo: Significa lagoa pequena ou alagoinha.Antes se chamava Unha de Gato,depois Alagoinha e,desde 1943,Ipaumirim.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
Os principais eventos culturais do município são a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição(Dezembro) e as Festividades de São Sebastião(Janeiro).

Ipu

Localização: Região do Ipu(Noroeste Cearense).
População: 40.300 habitantes.
Área: 630,468 km².
Distância de Fortaleza: 294 km.
Topônimo: Segundo Silveira Bueno,significa água que surge,que borbulha,ou seja,fonte,bica.
Economia: Agricultura,pecuária,comércio e turismo.
As atrações turísticas da cidade são a Bica de Ipu,uma queda d'água do Riacho Ipuçaba de 130 metros de altura,além da bica existem pontos de visitação como  a Casa de Pedra,Riacho São Francisco,Cachoeiras e Açudes.

Ipueiras

Localização: Região do Ipu(Noroeste Cearense).
População: 37.874 habitantes.
Área: 1 474,108 km².
Distância de Fortaleza: 304 km.
Topônimo: Significa lugar raso onde se acumula água.Antes se chamava Fazenda Ipueiras e,desde,1883,Ipueiras.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
O principal evento cultural é a Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Iracema

Localização: Serra do Pereiro(Jaguaribe).
População: 13.725 habitantes.
Área: 822,833 km².
Distância de Fortaleza: 278 km.
Topônimo: É uma alusão a personagem da obra literária de José de Alencar.Antigamente se chamava Quixoaçu,depois Quixoxó,Quixoçó,Caçocê,Caixapó,Caxocó,Vila de Iracema e,desde 1990,Iracema.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
Principal evento é a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Itaitinga
Localização:Região Metropolitana de Fortaleza.
População: 35.838 habitantes.
Área: 150,788 km².
Distância de Fortaleza: 27 km.
Topônimo: Significa riacho da pedra.Sua denominação original era Cajazeiras,Pedreiras,depois Itapó e desde 1992,Itaitinga.
Economia: Agricultura,pecuária,mineração,extrativismo vegetal e turismo.
O principal evento é a Festa do Padroeiro Santo Antônio.

Irauçuba
Localização: Região de Sobral(Noroeste Cearense).
População: 22.347 habitantes.
Área: 1 461,223 km².
Distância de Fortaleza: 168 km.
Topônimo: Significa caminho das abelhas.Antigamente se chamava Cacimba do Meio,depois Santa Cruz do Norte e,desde 1905,Irauçuba.
Economia: Agricultura,pecuária e artesanato.
Irauçuba é a cidade cearense da rede.

Itaiçaba
Localização: Litoral de Aracati(Jaguaribe).
População: 7.321 habitantes.
Área: 209,490 km².
Distância de Fortaleza: 172 km.
Topônimo: Significa passagem de pedras.Chamou-se inicialmente Feira de Gado,depois Passagem de Pedras e,desde 1956 Itaiçaba.
Economia: Agricultura e pecuária.
A padroeira da cidade é a Nossa Senhora da Boa Viagem.

Itapajé
Localização: Região de Uruburetama(Norte Cearense).
População: 48.366 habitantes.
Área: 439,501 km².
Distância de Fortaleza: 142 km.
Topônimo: Significa pedra do feiticeiro.Antigamente chamava-se Riacho do Fogo,depois Arraial de Santa Cruz,Vila Constituinte,Santa Cruz da Uruburetama,São Francisco da Uruburetama,São Francisco e,desde 1931,Itapajé.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria e turismo.
No turismo as atrações naturais são: Pedra do Frade,Piscina Natural(Solidade),Pedra da Caveira,Pedra das Noivas,Pedra dos Ossos,Bicas Naturais,Trilhas e Serras Verdes.

Itapipoca
Localização: Região de Itapipoca(Norte Cearense).
População: 116.065 habitantes.
Área: 1 614,682 km².
Distância de Fortaleza: 147 km.
Topônimo: Significa pedra arrebentada ou rocha estourada.Antigamente se chamava Arraial de São José,depois Vila Velha,Imperatriz e,desde 1889,Itapipoca.
Economia: Agricultura,pecuária,indústria,comércio e turismo.
É conhecida como Cidade dos três climas,por haver em seu território praias,serras e sertão.Terra natal do Tiririca.
No turismo se destaca as atrações naturais(25 quilômetros de praias: Praia da Baleia,Praia do Maceió e das Pedrinhas,além da Barra do Rio Mundaú e as lagoas do Humaitá e do Mato.Nas Serras podemos curtir a Prática do Ecoturismo e um grande patrimônio natural arqueológico e paleontológico) e o Museu da Pré-História,Sítios paleontológicos e arqueológicos,Parque de Exposição Hildeberto Barroso e a Praça no Centro da Cidade.

Itapiúna
Localização: Região de Baturité(Norte Cearense).
População: 18.626 habitantes.
Área: 588,684 km².
Distância de Fortaleza: 110 km.
Topônimo: É uma alusão aos grandes espigões de pedras comuns na região.
Economia: Agricultura,pecuária e indústria.
Seu principal ponto turístico é o famoso Véu de Noiva no açude Castro.

Itarema 
Localização: Litoral de Camocim e Acaraú(Noroeste Cearense).
População: 37.462 habitantes.
Área: 720,668 km².
Distância de Fortaleza: 237 km.
Topônimo: Significa pedra de cheiro agradável ou pedra cheirosa.Sua denominação original era Tanque do Meio e,desde 1937,Itarema.
Economia: Agricultura,pecuária,aquicultura e indústria.
Principais eventos culturais a Festa da Nossa Senhora de Fátima(Outubro),a Festa do Coco(Janeiro),Festival de Quadrilhas(Junho) e outros.

Itatira
Localização: Região de Canindé(Norte Cearense).
População: 18.894 habitantes.
Área: 783,347 km².
Distância de Fortaleza: 217 km.
Topônimo: Significa pedra de aparência áspera.Antigamente chamava-se Serra de Samabaia,depois Sítio São Gonçalo,Belém,Belém de Quinim e,desde 1943,Itatira.
Economia: Agricultura,pecuária,extrativismo vegetal,piscicultura e artesanatos.
A cidade possui belezas naturais como o Olha d'água de São Pedro,Pico três irmãos, Serras e outros.